20 de novembro – Dia da Consciência Negra

O jornalista Maurício Caleiro, doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), afirma que o racismo no Brasil intensificou-se e ficou mais homicida. Ele conclui com base no Atlas da Violência 2020, publicado em agosto pelo IPEA e pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

Segundo Caleiro, o dado mais chocante é que, de 2008 a 2018, o número de assassinatos de pessoas negras aumentou 11,5%, enquanto o de outros grupos caiu 12,9%. “Ou seja, além de não acompanhar o restante da sociedade e melhorar, a situação se tornou ainda mais grave para os afrobrasileiros.”

De acordo com o Perfil do Jornalista Brasileiro, o percentual de pessoas negras entre os jornalistas é de apenas 23% – 5% pretos e 18% pardos -, portanto, inferior à metade da presença de pretos e pardos no Brasil (55,8% da população).

A falta de diversidade nas redações evidencia o racismo estrutural no país e dificulta o debate sobre a desigualdade entre negros e brancos. A mudança é necessária e urgente, e os desafios para o jornalismo e para os jornalistas são muitos.

Por isso, no Dia da Consciência Negra, o Sindjorce reforça o papel da categoria na construção de uma sociedade sem racismo. Uma mídia antirrascista é compromisso ético de todos os operários e operárias da notícia.

#VidasNegrasImportam #diadaconsciêncianegra
#RacismoÉCrime
#jornalismoantirrascista


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA