37º Congresso Nacional dos Jornalistas aprova tese contra o golpe e novas eleições

Fora Temer Congresso
Parte da delegação do Ceará puxa o “fora Temer” durante aprovação da tese de conjuntura da FENAJ que não reconhece o (des)governo golpista

Os jornalistas brasileiros reunidos no 37º Congresso Nacional, em Goiânia, nos dias 25 a 27 de agosto de 2016, reafirmaram a posição da categoria, representada pela  Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito, repudiando o golpe e a realização novas eleições no Brasil. A “Carta de Goiânia”, documento político que expressa a síntese dos debates do evento, foi redigida por uma comissão composta por representantes dos Sindicatos do Ceará (Samira de Castro), Goiás (Cláudio Curado), Pará (Enize Vidigal) e São Paulo (Paulo Zocchi).

A delegação cearense, uma das mais representativas no evento, puxou o “fora Temer” em diversos momentos, desde a abertura do evento até as plenárias. Os diretores do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, Rafael Mesquita, Germana McGregor, Nathan Camelo, Evilázio Bezerra, Déborah Lima, Washington Feitosa, além da integrante da Comissão Estadual de Ética, Telma Costa, empunharam faixa e cartazes. Participaram do Congresso em Goiânia os delegados eleitos Anderson Sandes, Germana McGregor, Salomão de Castro, Telma Costa e Washington Feitosa.

Discussões sobre conjuntura e ética
Iniciado na quinta-feira (25/08) com oficinas destinadas à troca de conhecimento e experiência, profissionais e estudantes, delegados e observadores puderam aprender mais sobre o uso das redes sociais no radiojornalismo esportivo, programação de rádio pública, documentário jornalístico e infográficos.
Fora Temer Congresso2
Diretoria do Sindjorce e Telma Costa, integrante da Comissão Estadual de Ética

O Congresso Nacional dos Jornalistas é, a cada edição, um momento para os jornalistas e estudantes de Jornalismo discutirem os rumos e lutas da profissão. O tema central “Jornalismo ético: a sociedade quer e precisa” norteou as quatro teses guias da FENAJ: “CFJ: profissão digna e jornalismo com contrato público e ético da sociedade”; “Condições de trabalho e segurança dos jornalistas: resistir e lutar para garantir os direitos e evitar retrocessos”; “Retrocesso histórico exige resistência, organização e luta”; e “Fundamento do Jornalismo é a verdade factual”. Todas foram aprovadas, além de outras aditivas e algumas alterações.

Comenda nos 70 anos da FENAJ
Em alusão aos 70 anos da FENAJ, o 37º Congresso Nacional dos Jornalistas homenageou os ex-presidentes da entidade com a entrega da Comenda de Honra, em solenidade marcada pela emoção, realizada no dia 26 de agosto.  Foram agraciados Washington Thadeu de Mello (1980-1983), Audálio Dantas (1983-1986), Armando Rollemberg (1986-1991), Luiz Carlos Bernardes – Peninha (1991-1992), Américo Antunes (1992-1998), Beth Costa (1998-2004) e Sérgio Murillo de Andrade (2004-2010).