Ato Político marcará Semana Nacional pela Democratização da Comunicação no Ceará

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), em parceria com as organizações filiadas, promove, de 15 a 21 de outubro, a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação 2017. Debates, seminários, atos e atividades políticas e culturais estão marcadas em diversos Estados, com ênfase na denúncia de violações à liberdade de expressão em curso no Brasil.

Em Fortaleza (CE), a atividade acontece nesta quarta-feira, 18 de outubro, às 18h30, na sede local do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que está ocupado por membros do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST). Na oportunidade, será realizado um ato político em defesa da democratização dos meios de comunicação junto aos mais 700 manifestantes acampados. O evento é aberto aos movimentos social e sindical do Estado.

A atividade contará com a presença do jornalista sindical e coordenador do FNDC no Ceará, Rafael Mesquita; da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro; do jornalista e dirigente nacional do MST, Pedro Neto; e da também operária da notícia e colaboradora do Jornal Brasil de Fato e do Movimento Consulta Popular, Camila Garcia.

Violações à liberdade de expressão
O ato colocará em debate o papel da mídia na atual crise política, assim como a luta pela regulação democrática dos meios de comunicação, com acesso, privacidade e liberdade de expressão na internet, entre outros.

Além disso, o FNDC apresentará o relatório “Calar Jamais! – Um ano de denúncias contra violações à liberdade de expressão”. O documento, que reúne um conjunto das violações, comprova que práticas de cerceamento à liberdade de expressão encontraram um ambiente propício para se multiplicar após a chegada de Michel Temer ao poder, por meio de um golpe parlamentar-jurídico-midiático.

“Mais do que nunca, também precisamos pensar no nosso papel enquanto militantes populares na disputa pela hegemonia comunicacional, com o objetivo de atrair o público, desconstruir a narrativa dos meios hegemônicos e construir a narrativa da classe trabalhadora. Essas ações são fundamentais para o enfrentamento à máquina poderosa que é a mídia privada brasileira e é isso que reforçaremos no ato. Vamos enfrentar a grande mídia”, destaca Rafael Mesquita, coordenador do FNDC/CE.

Serviço:
Ato Político pela Democratização da Comunicação
18/10, às 18h30
Local: Ocupação do INCRA/CE (Avenida Américo Barreira, 4700 – Bairro Bela Vista)