Ato público contra a MP 905 denuncia ataques à Comunicação e retirada de direitos dos trabalhadores

Jornalistas, radialistas, publicitários e estudantes cearenses escolheram um dos cruzamentos de maior movimentação de Fortaleza para protestar publicamente contra a MP 905/2019, que instituiu o Programa Verde Amarelo do governo federal. O ato, organizado conjuntamente pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindRadioCE), aconteceu na Praça da Imprensa, na esquina das avenidas Antônio Sales com Desembargador Moreira, na noite de ontem (4/12). Além de falas, os manifestantes distribuíram panfletos para a população.

Com o Ato, os Sindicatos alertaram a sociedade para as consequências da MP, como a precarização de profissões de grande função social, atingidas com o fim da obrigatoriedade de registro profissional junto a órgão do Estado brasileiro. As entidades chamaram atenção para o prejuízo da revogação do registro que atinge jornalistas, radialistas, sociólogos, secretários, publicitários, arquivistas, artistas, atuários e guardadores e lavadores de veículos.

A desregulamentação de atividades, acabando com a exigência de formação específica e registro profissional, não é o caminho para a geração de empregos. “Ao mesmo tempo, a colocação de pessoas sem habilitação para tarefas complexas de produção, difusão, manuseio de informações e conhecimentos, ferindo princípios éticos, traz prejuízos e riscos sociais imediatos, de médio e longo prazos”, avalia Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Nova reforma trabalhista

A atividade fez parte do Dia Nacional de Luta em Defesa do Jornalismo e contra a MP 905, uma iniciativa coordenada pela FENAJ, com o apoio e adesão dos Sindicatos de Jornalistas do país. O objetivo foi mobilizar os jornalistas brasileiros e as demais categorias atingidas, bem como a sociedade, para a necessidade de derrubada da MP 905/19 que, além de inconstitucional, afeta os direitos de toda a classe trabalhadora.