Audiência Pública no Ceará debate o futuro do jornalismo

A atividade é etapa preparatória do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI)

sylvia
Na foto, a convidada para o encontro, Sylvia Moretzsohn, autora de “O novo ritmo da Redação de O Globo: a prioridade ao jornalismo digital e seus reflexos nas condições de trabalho e produção da notícia”

Atento às mudanças dos últimos anos no mercado de jornalismo e com as consequências disso para a categoria, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce) realiza audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado com o tema “O futuro do jornalismo e dos jornalistas”. O evento acontece no dia 20 de agosto, quinta-feira, às 16 horas, no Auditório do Complexo de Comissões Técnicas (Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres).

A atividade também será a etapa estadual preparatória do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que acontece em Fortaleza, de 1º a 3 de outubro. Na oportunidade, serão eleitos os cinco delegados profissionais e um estudante de Jornalismo do Ceará para o evento nacional, em assembleia da categoria que ocorre logo após os debates da audiência. A assembleia, também dirigida a jornalistas empregados em jornais e revistas do Estado, deliberará ainda sobre a pauta de reivindicações da Campanha Salarial de Impresso 2015/2016.

Novo jornalismo

A atividade atende requerimento do deputado estadual Elmano Freitas (PT) e cumpre o objetivo de promover debates sobre os desafios e as transformações da profissão de jornalista, a realidade dos locais de trabalho e as alterações nas condições de produzir informações de qualidade num cenário de novas tecnologias.

A convidada para o encontro será a jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn, professora da Universidade Federal Fluminense, autora de “O novo ritmo da Redação de O Globo: a prioridade ao jornalismo digital e seus reflexos nas condições de trabalho e produção da notícia”, artigo científico publicado na Revista de Comunicação, e o livro “Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico” (Editora Revan, 2007).

Entre os temas que serão objeto de debate estão o papel de plataformas como Facebook e Google, a produção “multimídia”, a crise dos veículos impressos, a distribuição de notícias pelas redes sociais e o impacto das tecnologias digitais na produção informativa.

Serviço:

Audiência Pública “O futuro do jornalismo e dos jornalistas”, às 16 horas

Assembleia para aprovação da minuta da CCT 2015/2016 dos jornalistas de jornais e revistas, e eleição dos delegados para o XX ENJAI, às 18 horas

Dia 20 de agosto, quinta-feira

Local: Auditório do Complexo de Comissões Técnicas da ALEC (Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres).