Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao jornalista José Maria Melo

Comenda José Maria MeloA Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (3), sessão solene para a outorga da medalha Boticário Ferreira ao jornalista José Maria Melo. A proposta é fruto do requerimento 0478/2016, de autoria do vereador Joaquim Rocha (PV), aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, o homenageado faz jus à comenda pelos notórios serviços prestados a sociedade fortalezense.  A sessão foi presidida pelo vereador Joaquim Rocha, no ato representando o vereador Salmito Filho presidente da Câmara. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) foi representado pela presidente, Samira de Castro, e pelo diretor de ação sindical, Evilázio Bezerra.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Joaquim Rocha disse que os meios e comunicação se revelam como o quarto poder da sociedade. “Desde o advento da imprensa, muito tem se criado para atingir interesses específicos. Sabemos que hoje, as novidades técnicas permeiam o mundo da comunicação e nesse ambiente, onde a tecnologia e designers dominam, surge o jornalista como figura reprodutiva dos acontecimentos. O papel do jornalista é ser transmissor da notícia. Mas o jornalismo se apresenta de forma mecanizada, não sendo agente humanizador a partir da notícia que veicula”, observou.

“Devemos descobrir a importância do jornalismo e do jornalista para o aperfeiçoamento da sociedade, principalmente no processo de democratização das estruturas vigentes. Considero que a imprensa evoluiu como importante meio de comunicação e assim incita a classe política a vê-la como instrumento de formação de massa. Eles estão passaram a considerá-la ai como uma forma de alcançar o maior número de pessoas”.

Disse, ainda, que a sociedade contemporânea é, às vezes, uma massa simbiótica para vender notícias. Por isso, entende que o jornalismo deve fugir dessa regra e se pautar pela ética e busca da verdade. “Cabe a esse profissional ir além da simples captação da informação, deve ser uma gente transformador da sociedade e sensibilizar e buscar alternativas para mudar a sociedade.  O jornalista, por sua missão, pode ser um agente preponderante para a mudança da sociedade. A preocupação deve ser com o jornalismo sério e que cumpra com sua intencionalidade. É fundamental que encontre essa seriedade e ética. É nesse contexto que surge esse jornalista, hoje homenageado, José Maria Melo, um profissional de estimado valor”.

“Seu amor a Deus, fez com que ele criasse um blog Sagrada Família, que teve mais de 700 mil acessos. Sua filha Adriana diz, que falar de José Maria Melo é falar de dedicação. Nesses 49 anos, sua jornada foi de sonhos e de sucessos. Diante disso é uma honra dedicar a esse profissional a Medalha Boticário Ferreira”, concluiu.

Trajetória de dedicação

Após receber a medalha e o diploma das mãos do vereador Joaquim Rocha, o jornalista José Maria Melo destacou que ao receber a notícia de que seria homenageado se assustou e começou a relembrar sua vida. Disse que na infância pobre, teve que começar cedo a trabalhar na Praça do Ferreira, como vendedor. Disse que ao passar diariamente pela sede da Rádio Iracema, decidiu ser jornalista, mas antes foi jogador de futebol pelo Ceará.

“Minha mãe foi ao jornal O Povo e pediu um emprego para mim, ao jornalista José Raimundo Costa, que perguntou o que eu sabia fazer. Então, ela disse que eu era jogador de futebol. Ele concordou em me empregar, desde que eu jogasse pelo Fortaleza”.  Trabalhei na parte administrativa e na redação do Jornal O Povo, com apoio do Alan Neto. No dia 1º de julho de 1969 comecei a trabalhar no Aeroporto, cobrindo os políticos e empresários. Naquele dia, chovia muito e entrevistei o Governador na época. Em outra entrevista, com o governador do Maranhão, José Sarney, descobri que o coronel César Cals seria o governador do Ceará. Essas e tantas outras grandes notícias eu pude divulgar, sempre com zelo e cuidado”.

Quero agradecer “in memoriam” ao José Raimundo Costa, aos meus irmãos Mauri Melo e Valdo Melo e o Sistema Verdes Mares onde estou há 29 anos. Agradeço também a Deus e a Nossa Senhora que sempre estão juntos desse filho. Um agradecimento especial a minha mãe que se foi neste ano, e ao meu pai que partiu cedo para a vida eterna. Eu continuou no Aeroporto garimpando notícias para minha Coluna Vai-e-Vêm. Muito obrigado a todos presentes e aqueles que por motivo de força maior não puderam comparecer”, finalizou.

Perfil do homenageado

José Maria Melo é jornalista, radialista, licenciado em Teologia, mas, acima de tudo, um cristão que busca difundir a mensagem da paz. Atua como ministro extraordinário da Sagrada Comunhão ao lado da esposa Jânia, sob o calor dos três filhos e amados netos. No Diário do Nordeste (Colunista), TV Diário e na Rádio Verdes Mares (810), José Maria é repórter e acompanha personalidades e fatos no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

São 49 anos de uma profissão iniciada no Jornal O Povo e, com sinceridade, buscando ser um sacerdote da informação. Na verdade, e acima de tudo, um vocacionado com sede de um bom jornalismo.  Um profissional que chega aos seus quase 50 anos de jornalismo diário tem uma história de vida que merece todo respeito.  Tornou-se patrimônio do aeroporto Pinto Martins, colecionador de histórias e proprietário de memórias inestimáveis.

Com informações da CMFor

1 COMENTÁRIO

1. PARABÉNS A TODA MOÇADA QUE TRAÇA, ORGANIZA, REALIZA E COMEMORA TODOS ESSES FATOS QUE SE NOTICIA NESSE BOLETIM… SEM ELA NÃO EXISTIRIA NADA DISSO, PORTANTO, TAMBÉM UM CARINHOSO ABRAÇO AOS LUTADORES ANÔNIMOS NESSA CAMINHADA, SEMPRE REIVINDICATÓRIA E CIVILIZADA.
    GP