Campanha Salarial: jornalistas realizam dia de luto e de luta nesta terça (27/09)

dia-de-lutoO Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convoca a categoria para vestir preto nesta terça-feira, 27 de setembro. O objetivo é realizar um dia de mobilização da Campanha Salarial de Mídia Impressa. A iniciativa faz parte da Semana de Mobilização dos Jornalistas do Ceará: “Arrocho Salarial, NÃO!”, que teve início há sete dias e visa a chamar atenção para os desafios da categoria hoje, das demissões à ofensiva de retirada de direitos.

Serão realizadas visitas às redações e uma ação pelas redes sociais, convidando os colegas a registrar o protesto e a compartilhar nos seus perfis e nas comunidades da categoria. O dia de mobilização terá seu ponto alto em ato às 15h30, em frente ao jornal O Povo (Av. Aguanambi, 282 – José Bonifácio, Fortaleza), quando será realizada a “descomemoração” de um ano sem reajuste salarial em Jornais e Revistas.

Empresas mantêm ataque aos direitos
Com a atividade, o Sindjorce chama a categoria para ampliar a mobilização na negociação salarial. Os patrões não avançaram nada nas discussões e apresentam a proposta vergonhosa de somente 5% de reajuste. Já os operários da notícia do Ceará pedem aumento de 9,88℅ (inflação da data-base da categoria de mídia impressa).

O patrões, em uma articulação nacional, querem impor aos jornalistas um arrocho salarial e a consequente perda do poder de compra da categoria. Além disso, propõem que o retroativo dos 5% sejam parcelado em quatro vezes. A proposta patronal representa uma perda de R$ 91,02. Os empresários negaram todas as cláusulas sociais apresentadas pelos trabalhadores.

“Ou reagimos agora ou seremos massacrados. Por isso, o Sindicato convoca os jornalistas à luta. Sabemos que vivemos tempos difíceis, mas não podemos ficar parados diante da intransigência dos donos da mídia. O que está em jogo é a nossa profissão e o futuro dela. Essa é uma luta de todos os jornalistas e demais trabalhadores das empresas de comunicação. A única solução é uma ampla mobilização”, afirma Samira de Castro, presidente do Sindjorce.

Saiba como participar da mobilização:

1. Vista preto nesta terça-feira, dia 27/09;
2. Registre fotos suas e dos seus colegas e compartilhe nos seus perfis e nas comunidades da categoria;
3. Compartilhe os posts do Facebook e Twitter do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (https://twitter.com/sindjorce_ e https://www.facebook.com/Sindjorce);
4. Utilize as hashtags #JornalistasEmLuta e #ArrochoSalarialNÃO!;
5. Participe do ato “Arrocho Salarial, NÃO!” às 15h30, em frente ao jornal O Povo (Av. Aguanambi, 282 – José Bonifácio, Fortaleza).