Campanha Salarial: MPT retoma mediação de Mídia Impressa na segunda-feira (29)

Lampanhina1O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT – 7ª Região) redesignou para a próxima segunda-feira (29 de fevereiro), a audiência de mediação entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado (Sindjornais), com vistas ao fechamento da Campanha Salarial 2015/2016 de Mídia Impressa. A reunião aconteceria no dia 14 e janeiro, mas foi desmarcada pela assessoria jurídica do sindicato patronal “por motivo de força maior”.

A presidente do Sindjorce, Samira de Castro, lembra que a data-base do segmento de mídia impressa é 1º de setembro. “Como os jornais recusaram a proposta do MPT de uma convenção coletiva com vigência de dois anos, fechamos a primeira campanha (2014/2015) em dezembro passado, e seguimos tentando fechar a seguinte, mas o calendário de reuniões foi suspenso em função das festas de fim de ano e das férias do procurador Gérson Marques”, explica Samira.

Mobilização pelo ganho real

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a inflação do período, medida pelo INPC, fechou em 9,88%. A fim de chegar a um bom termo, o Sindjorce retirou da pauta da mediação todas as cláusulas reivindicadas. Algumas, inclusive, são alvo de outros procedimentos no MPT, como a da Segurança dos Jornalistas. “Não aceitamos reajuste abaixo da inflação, conforme já deliberado pela categoria e colocado ao MPT”, comenta o diretor de Ação Sindical, Evilázio Bezerra.

O Sindjorce tem seguido a tendência de outras categorias de trabalhadores com data-base em 1º de setembro e solicitado, em suas pautas de reivindicações, reajuste pela inflação do período mais 5% de ganho real. No entanto, diante do elevado índice inflacionário de 2015, e também em nome de um acordo célere, a comissão de negociação da entidade laboral colocou, em reunião no MPT, proposta de reajuste de 12,32% linear.

“A bola está com os patrões. Aguardamos uma proposta de reajuste decente para apresentarmos à categoria”, completa Evilázio Bezerra.