Ceará é o estado em que os jornalistas trabalham mais horas semanais

Com 41 horas semanais, o Ceará é hoje o estado brasileiro em que os jornalistas possuem a maior carga horária trabalhada. No Brasil, incluindo estados e Distrito Federal, a média de horas trabalhadas pela categoria é de 38 horas semanais. Significa que, em média, os jornalistas cearenses trabalham 3 horas a mais que os demais profissionais no país. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), a partir de informações fornecidas pelas próprias empresas jornalísticas à União.

Cabe ressaltar que o Ceará é o único que chega à marca das 41 horas semanais trabalhadas pela categoria. Os que trabalham menos – 34 horas por semana – exercem atividades jornalísticas no Rio Grande do Sul e em Roraima. Entre os campeões de jornada de trabalho semanal estão o Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo, Maranhão, Piauí e Amazonas – todos com 39 horas de trabalho por semana.

Não obstante apresentarem a mais elevada jornada de trabalho nacional, os jornalistas cearenses, no entanto, possuem apenas o 16º maior salário por hora, auferindo R$ 59,06 por hora laborada. Ou seja, os profissionais locais recebem R$ 6,75 a menos do que a média nacional, que é de R$ 65,81. O menor salário/hora é do Rio Grande do Norte, com R$ 45,46, ao passo em que o maior é do Distrito Federal, de R$ 133,26 a hora trabalhada, sendo a carga semanal por lá de 36 horas.

Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro,os dados do Caged e da RAIS reforçam a necessidade de manutenção do direito ao pagamento de horas extras para os profissionais que exercem o jornalismo no Estado. “As empresas querem reduzir o pagamento de horas extras convencionado há mais de uma década, que remunera em 80% a sexta hora extra trabalhada no dia, e em 100% a sétima hora extra trabalhada por dia no Ceará. A proposta patronal é de que, a partir da sexta-hora, a remuneração seja de 50% da hora normal”, explica.

Samira de Castro destaca que está comprovada, com dados das próprias empresas, uma vez que são elas que alimentam o Caged e a RAIS, a mais valia praticada pelos donos de veículos de comunicação no Estado. “Temos argumentos irrefutáveis para defender a manutenção do direito às horas extras em 80% e 100% e não vamos abrir mão de uma cláusula que está nas convenções coletivas de trabalho há décadas. Nosso trabalho precisa ser valorizado como essencial, como de uma categoria que atua com o direito à informação na prática, cumprindo um papel social”, reforça.

Jornalistas – Horas semanais trabalhadas

1 – Ceará – 41 horas