Ceará: Estudantes e trabalhadores vãos às ruas contra os desmandos de Bolsonaro

Contra o desmonte da educação pública e da Previdência Social realizados pelo Governo Bolsonaro, trabalhadores e estudantes de diversas cidades do Ceará organizam amanhã, 13 de agosto, atos do Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação e contra a Reforma da Previdência. Em Fortaleza, a atividade terá concentração a partir das 8h, na Praça da Gentilândia, no Benfica. O ato foi convocado pelas centrais sindicais, movimentos sociais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Além de denunciar e criticar os cortes sucessivos de verbas na áreas da educação e a criação de programas de privatização do ensino superior, as manifestações repudiam os deputados e os senadores alinhados ao Governo Bolsonaro, que deram prosseguimento ao trâmite da Reforma da Previdência (PEC 6/2019) no Congresso Nacional. A PEC já foi aprovada na Câmara de Deputados e agora deve ser votada em dois turnos no Senado.

“Assim como na Greve Geral de 14 de junho e nas mobilizações de 15 e 30 de maio, estaremos nas ruas mais uma vez para protestar contra os desmandos do governo de Jair Bolsonaro. Nós também vamos denunciar o voto dos 11 deputados federais que traíram o povo cearense votando a favor da reforma da Previdência. É preciso que a sociedade saiba o nome de cada um, para que a resposta para essa traição seja dada nas urnas. Quem votou e quem votar, não volta”, afirma Wil Pereira, presidente da CUT-Ceará.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita, “não podemos assistir calados a retirada de alguns dos nossos direitos mais fundamentais, como à educação e à aposentadoria. Mais uma vez, é hora de irmos às ruas e mostrar para a classe política que quem decide os rumos do país é o povo”. Assim, o dirigente sindical conclama os jornalistas cearenses a participarem dos atos de amanhã.

Com informações da CUT Ceará