Ceará tem três representantes na direção da FENAJ e um na Comissão Nacional de Ética

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) tem nova direção, oficialmente empossada noite de 24 de agosto, em Fortaleza (CE), encerrando o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas. Novamente presidida por Maria José Braga, a direção executiva, as vice-presidências regionais e os departamentos da entidade máxima dos jornalistas brasileiros são compostos por um grupo de unidade, que assume a entidade para mandato de três anos (2019/2022).

O Ceará ocupa três cargos na direção da FENAJ: Samira de Castro, atual diretora de Comunicação, Cultura e Eventos do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) na segunda vice-presidência da entidade; Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce, no Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral; e Evilázio Bezerra, diretor de Segurança e Defesa do Exercício Profissional do Sindjorce, no Departamento de Mobilização dos Jornalistas de Imagem.

O fato de o Ceará ocupar a segunda vice-presidência da Federação é resultado do respaldo da atuação sindical dos dirigentes cearenses. Samira, Rafael e Evilázio já faziam parte da direção da FENAJ. Os dois primeiros, desde 2013 (ela como segunda tesoureira e ele no Departamento de Educação), e o último, desde 2016. “O Ceará é o quinto maior colégio eleitoral da FENAJ, em número de jornalistas sindicalizados, e figura efetivamente como segundo em comparecimento da categoria às urnas (dentre os aptos a votar) nos dois últimos pleitos”, comenta Samira de Castro.

Além disso, o trabalho sindical realizado pela direção do Sindjorce é reconhecido nacionalmente como referência pela organização sindical da categoria. “Não canso de elogiar o Sindicato do Ceará por estar na vanguarda do movimento sindical dos jornalistas, sempre enfrentando os problemas dos trabalhadores com muita luta e criatividade, e sempre contribuindo decisivamente para a formulação da FENAJ”, afirma Maria José Braga.

No último pleito, o atual presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro, foi um dos cinco nomes eleitos para a Comissão Nacional de Ética. O colegiado tem como presidenta a jornalista baiana Kardé Mourão, tendo como vice-presidente Pinheiro Sales (GO) e secretário Osnaldo Moraes (PE).

Reunião ampliada da diretoria

Na manhã de domingo, dia 25 de agosto, a direção geral e a direção executiva da FENAJ realizam a primeira reunião presencial  entre os dirigentes, que são oriundos de todas as regiões do país. Após uma roda de apresentação, situando nome, Estado, pasta assumida e atuação profissional, a presidenta falou sobre as dinâmicas da direção e da estrutura da FENAJ, que conta com somente dois funcionários administrativos, demandando dos diretores que assumam as mais diversas tarefas para o funcionamento da entidade.