Comissão de Ética delibera sobre solicitações e faz encaminhamentos para garantir maior visibilidade

31102016-reuniao-comissao-etica-1A Comissão Estadual de Ética deliberou, no último dia 31 de outubro, sobre duas solicitações que recebeu, além de definir encaminhamentos que garantam maior visibilidade à sua atuação. O objetivo é garantir embasamento a todos aqueles que venham a propor a abertura de processos à Comissão, dando visibilidade ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e aos regimentos internos das Comissões Regionais de Ética e da Comissão Nacional de Ética, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Na reunião, os integrantes da Comissão, Salomão de Castro, Anderson Sandes, Mara Cristina Castro e Telma Costa analisaram duas solicitações de abertura de processos. Uma delas se referia a uma denúncia de plágio, enquanto outra cobrava esclarecimentos acerca de um processo seletivo para contratação de jornalista.

A avaliação unânime foi a de que os casos não ensejariam abertura de processos. No entanto, por decisão coletiva, o presidente da Comissão, Salomão de Castro, encaminhou esclarecimentos às pessoas que fizeram as denúncias, bem como à empresa responsável pelo processo de seleção – que respondeu apresentando esclarecimentos sobre o certame, posteriormente remetidos ao denunciante.

Transparência

A avaliação dos membros da Comissão Estadual de Ética é a de que a visibilidade dos meios disponíveis para denúncias permitirá maior transparência e segurança quando da solicitação de abertura de processos ao colegiado. “A ideia é divulgar por meio do site do Sindjorce e em outros espaços o Código de Ética e os regimentos das comissões estadual e nacional de Ética, bem como garantir que as pessoas tenham facilitado o acesso à Comissão”, afirma Salomão de Castro.

De acordo com o presidente da Comissão, os encaminhamentos têm como base o artigo “Comissões de ética dos jornalistas: atuação, visibilidade e efetividade”, do professor Rogério Christofoletti. O texto traz um rico levantamento sobre o funcionamento das comissões de Ética dos Sindicatos dos Jornalistas e está disponível no link

file:///C:/Users/Salom%C3%A3o/Downloads/1197-5529-1-PB.pdf

1 COMENTÁRIO