Comissão Eleitoral divulga prazos, datas e horários para o processo eleitoral do Sindjorce e da FENAJ

A Comissão Eleitoral publicou, nesta quarta-feira, dia 12 de junho, no jornal Diário do Nordeste, o edital de convocação das eleições para escolha da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Representantes junto à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Seção Regional do Cariri e Comissão Estadual de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), para o triênio 2019/2022, a serem realizada nos dias 16, 17 e 18 de julho deste ano. O pleito se desenvolverá paralelamente à eleição da Diretoria da FENAJ e da Comissão Nacional de Ética.

No Ceará, o processo é coordenado pela Comissão Eleitoral, composta pelos jornalistas Tarcísio Aquino (assessor de Comunicação da CUT-CE), Lúcia Estrela (jornalista aposentada), Thiago Marinho (assessor de imprensa da Associação dos Profissionais da Segurança – APS), além de Adriana Carvalho e Cláudia Melo, ambas do movimento sindical dos trabalhadores municipais do Estado. O grupo foi eleito pela categoria em assembleia realizada no dia 17 de abril, na sede do Sindicato.

Conforme a Comissão Eleitoral, o prazo para registro de chapas será de 15 dias, contados da data da publicação do edital, nos termos do Artigo 52 do Estatuto do Sindjorce. As chapas deverão requerer o registro de suas candidaturas na Secretaria da entidade, nos dias úteis, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas.

A Comissão Eleitoral comunicou, ainda, que de acordo com o Estatuto do Sindjorce, é eleitor todo associado que tiver ingressado no quadro social do Sindicato até a data da publicação do edital de convocação das eleições; tiver quitado as mensalidades até dez dias antes da eleição e estiver em gozo dos direitos conferidos no Estatuto Social.

Durante o pleito, funcionarão seis urnas, de 8h às 18h, sendo uma na sede da entidade, uma no Jornal O Povo, uma no Sistema Verdes Mares e três itinerantes, que percorrerão os locais de trabalho com maior concentração de profissionais, sendo uma em Juazeiro do Norte/Crato. No dia 18, funcionará apenas a urna localizada na sede do sindicato, com a votação estendendo-se até às 20 horas.