Comissão Estadual de Ética participa da posse da Comissão Nacional de Ética

Etica 1
Integrantes das Comissões Nacional e Estaduais de Ética do Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul reunidos em Goiânia

Durante o 37º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Goiânia (GO) de 25 a 28 de agosto, a Comissão Estadual de Ética acompanhou a posse e as primeiras medidas tomadas pela Comissão Nacional de Ética (CNE). Os trabalhos envolveram, ainda, membros das Comissões de Ética dos Estados de Goiás e do Rio Grande do Sul.

Eleitos delegados pelo Ceará, o presidente da Comissão Estadual de Ética, Salomão de Castro, e o vice-presidente Anderson Sandes acompanharam pessoalmente a reunião em que a CNE elegeu seus dirigentes, todos por unanimidade: presidente Vera Daisy Barcellos (RS), vice-presidente Pinheiro Sales (GO) e secretária Carmen Pereira (RJ). Também integram a CNE os jornalistas Audálio Dantas (SP) e Aloísio Morais (MG).

As Comissões de Ética dos Estados de Goiás e do Rio Grande do Sul estiveram representadas no evento, respectivamente, por Pinheiro Sales e José Nunes.

Tanto a eleição dos dirigentes da CNE quanto a posse se deram no dia 27 de agosto, quando assumiram mandatos os integrantes da diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) para o período 2016/2019. A jornalista Ângela Marinho, que integrou a CNE de 2013 a 2016, também participou do Congresso e da posse da Comissão.

Tese aprovada e painéis tratam de temas relacionados às Comissões de Ética

Durante o evento, uma das teses aprovadas tratou diretamente das ações das Comissões de Ética. Proposta pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), a tese “Comissões de Ética Notas 10 nos Dez Anos do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros” foi aprovada por unanimidade, em um plenário no qual três delegados do Ceará também integram a Comissão de Ética do Estado: Salomão de Castro, Anderson Sandes e Telma Costa.

Dentre as medidas aprovadas, está a de que a FENAJ paute em seus eventos um grupo de trabalho específico para representantes das Comissões de Ética e da CNE, de modo a garantir a troca de experiências para ampliação da divulgação e aprimoramento da aplicação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Os delegados também decidiram que os 31 Sindicatos dos Jornalistas do País promovam a ampliação do conhecimento do Código por meio de parcerias com instituições como o Ministério Público, socializando entre si projetos com êxito.

Os cearenses também tiveram participação nos painéis “Ética no Jornalismo: compromisso dos jornalistas e direito da sociedade” e “A formação do jornalista e sua importância para a conduta ética na profissão”. Ao longo das atividades, Salomão de Castro, Anderson Sandes e Ângela Marinho fizeram intervenções, por meio de questionamentos e comentários relativos às exposições dos painelistas.