Confraternização dos Jornalistas: Categoria celebra avanços e renova disposição para as lutas

O cenário era novo, mas a alegria estampada nos rostos foi a de sempre. Mais um ano de pura descontração e muita animação na Confraternização dos Jornalistas promovida pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), para renovar as energia necessárias ao enfrentamento às atrocidades vividas pela classe trabalhadora brasileira, sobretudo a dos jornalistas que, neste momento, precisa ressignificar o conceito de unidade.

O local escolhido para a edição 2017 da festa teve o intuito de deixar os convidados mais à vontade, num ambiente exclusivo. A Vivenda das Flores, localizada no Bairro Vila União, ofereceu um espaço aconchegante, com linda decoração, além de comida deliciosa, bebida gelada e a piscina, que fez a festa da criançada.

A programação contou com um DJ que atendeu os gostos de todos: o animado Rodrigo Cesar. No buffet, além de salgadinhos, churrasquinho e torresmo, a feijoada foi um quesito à parte, acompanhada de caipirinhas e caipiroscas de frutas. O animado sorteio de brindes, comando pelo secretário geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, foi o ponto alto da confraternização. Todos os participantes saíram com seu  “presente”, o que só foi possível graças ao apoio de entidades e empresas.

“Confraternizar é um ato de convívio ou de socialização com aqueles que têm sentimentos ou opiniões semelhantes, e também é o momento para tentar juntar forças e dar as mãos aos que pensam diferente. O Sindjorce conclama todos e todas à unidade nesse período de tantos retrocessos, mas também de muitas vitórias para os profissionais do Ceará”, afirmou Samira de Castro, presidenta do Sindjorce.

Entre os avanços de 2017 estão as mobilizações em Rádio e TV e Jornais e Revistas, que permitiram ampliação dos reajustes salariais par além das propostas das empresas jornalísticas, bem como a manutenção de direitos das convenções coletivas de trabalho. No campo da assessoria de imprensa, o reconhecimento da Universidade Federal do Ceará (UFC) à carga horária de 25 horas semanais para o/a concursado/a que irá atuar na assessoria de imprensa da entidade.

Institucionalmente, o Sindjorce expandiu as atividades para as regiões do Cariri e Sobral, levando aos jornalistas do Interior ações como sindicalização e emissão de carteiras, além de rodas de conversas sobre os desafios da profissão. Apesar das dificuldades estruturais, o sindicato realizou o I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará, que balizou as ações da atual gestão para os próximos anos.