Congresso aprova moção de repúdio aos jornais do CE por tentarem impor perdas salariais à categoria

Moção de RepúdioA plenária do Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 25 a 27 de outubro em Goiânia (GO) aprovou moção de repúdio aos jornais Diário do Nordeste, O Povo e O Estado que querem impor perdas salariais aos jornalistas cearenses. Em campanha salarial desde setembro de 2015, os profissionais pleiteiam a reposição da inflação de 9,88%, ao passo em que as empresas insistem na oferta de 5% de reajuste com o retroativo parcelado em cinco vezes.

No total, a delegação cearense presente ao Congresso apresentou três moções, que foram aprovadas. As outras duas são: Moção de repúdio aos magistrados do Paraná que ingressaram com ações de censura contra os jornalistas do “Gazeta do Povo” e Moção de Repúdio à tentativa de limitação de Internet pelas operadoras de telefonia. Todas foram assinadas por todos os delegados cearenses (Anderson Sandes, Germana McGregor , Salomão de Castro,  Telma Costa e Washington Feitosa).

Confira o texto da moção:

Os Jornalistas presentes no 37º Congresso Nacional dos Jornalistas, que abaixo subscrevem, solicitam que se envie, após ouvido o Soberano Plenário deste congresso, Moção de Repúdio aos jornais Diário do Nordeste, O Povo e O Estado, que querem impor perdas salariais aos jornalistas cearenses.

Em campanha salarial aberta desde setembro de 2015, os patrões de mídia impressa oferecem reajuste de 5℅, para uma inflação de 9,88℅ da data-base da categoria. A proposta patronal representa para os jornalistas de impresso uma perda de R$ 91,02. Além disso, os donos de mídia no segmento negaram todas as cláusulas sociais apresentadas pelos trabalhadores.

A oferta revela o desrespeito do patronato com o trabalho dos profissionais e, mais do que isso, quer impor aos jornalistas cearenses a culpa pela crise no modelo de negócios do Jornalismo e da própria crise econômica engendrada no âmbito da própria mídia empresarial