Congresso dos Jornalistas reunirá principais nomes do jornalismo progressista brasileiro

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza, de 11 a 13 de agosto, o I Congresso Estadual Extraordinário dos Jornalistas do Ceará e III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), que acontecerá no Centro Cultural Belchior, em Fortaleza/CE. Com o tema “O Jornalista e as mudanças no Jornalismo e no mundo do trabalho”, a expectativa da entidade sindical é reunir 200 participantes, entre jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo, além de dirigentes sindicais e profissionais de outras áreas.

As inscrições podem ser feitas por meio do site da entidade. Clique aqui. O valor é de R$ 160,00, sendo que estudantes de graduação (qualquer curso), jornalistas sindicalizados em dia, desempregados e aposentados pagam R$ 80,00. A taxa inclui material gráfico, alimentação (água, café, lanche e almoço) e programação festiva. Estão previstos no programa do evento uma conferência de abertura, com o tema central, três painéis e uma plenária final, na qual será apresentado, debatido e aprovado o plano de lutas dos jornalistas cearenses.

Ato político marcará abertura

O credenciamento será na sexta-feira (11/08), das 14h às 18h, no local do evento. A abertura começa às 19h, com a presença da presidente do Sindjorce, Samira de Castro, além de representantes do movimento sindical e autoridades do campo progressista, que farão um grande ato político em defesa da Democracia e dos direitos da classe trabalhadora. O evento já se configura como maior fórum de discussão do campo progressista no ramo da Comunicação, com nomes que defendem a democratização dos meios de comunicação de massa, os direitos trabalhistas e a ética no exercício profissional do Jornalismo.

“Vamos debater a necessidade de organização da categoria frente as mudanças tecnológicas e do modelo de negócios da atividade laboral, com destaque para as novas mídias, além das questões conjunturais pelas quais passam a classe trabalhadora, como a ruptura democrática e as tentativas de precarização das relações de trabalho e de fim da previdência pública”, explica Samira de Castro.

Capa do livro da jornalista Fabiana de Moares.

Após a abertura solene, haverá a conferência de abertura, ministrada pela jornalista Fabiana Moraes, professora do Núcleo de Design e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Vencedora de três prêmios Esso, Fabiana tem pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da hierarquização social com foco na (in)visibilidade de grupos vulneráveis (gays e travestis, negros, mulheres).  Em seguida, haverá a noite de autógrafos do livro “O Nascimento de Joicy”, de autoria da conferencista, com coquetel de confraternização entre os convidados.

Acompanhe abaixo a programação completa, que reunirá jornalistas e especialistas. Entre os convidados, figuras da política como Jean Wyllys e Luizianne Lins, assim como profissionais consagrados como Laura Capriglione, Sylvia Moretzsohn e Cynara Menezes, e lutadores da luta sindical da categoria, como a presidenta da Fenaj, Maria José Braga, e o ex-presidente do combativo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Kerison Lopes.

PROGRAMAÇÃO:

I CONGRESSO ESTADUAL EXTRAORDINÁRIO DOS JORNALISTAS NO CEARÁ E III ENCONTRO ESTADUAL DE JORNALISTAS EM ASSESSORIA DE IMPRENSA

FORTALEZA – 11 a 13 de agosto de 2017

Sexta-feira, dia 11 de agosto

14h – Credenciamento

19h – Ato em Defesa da Democracia, dos Direitos e do Jornalismo

Samira de Castro – Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará e 2ª Tesoureira da FENAJ

Autoridades

19h30 – Conferência “O Jornalista e as mudanças no Jornalismo e no mundo do trabalho”

Foto: O Povo

Fabiana Moraes – Professora do Núcleo de Design e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco, jornalista com mestrado em comunicação e doutorado em Sociologia (todos na Universidade Federal de Pernambuco), tem pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da hierarquização social com foco na (in)visibilidade de grupos vulneráveis (gays e travestis, negros, mulheres). É vencedora de três prêmios Esso: o de Jornalismo (com Os Sertões, 2009), o de Reportagem (com O Nascimento de Joicy, 2011) e o Regional Nordeste (com A Vida Mambembe, 2007)

20h30 – Coquetel de boas-vindas

Sábado, dia 12 de agosto

8h30 – Leitura e aprovação do regimento interno

9h – Painel 1 “Jornalismo em crise ou a crise do modelo de negócios do jornalismo?”

Subtema 1 – A ética e as transformações e dilemas do jornalismo no contexto inaugurado pela internet

Sylvia Moretzsohn – Jornalista doutora em Serviço Social pela UFRJ (2006), professora de jornalismo no Departamento de Comunicação Social da UFF, pesquisadora do ObjETHOS, Observatório da Ética Jornalística, projeto do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC

Subtema 2 – Jornalismo independente e fora das grandes mídias é possível?

Laura Capriglione – Integrante do coletivo Jornalistas Livres cujo trabalho destacou-se no episódio de ocupação de escolas estaduais de São Paulo pelos alunos; trabalhou como repórter especial do jornal “Folha de S. Paulo” entre 2004 e 2013; dirigiu o Notícias Populares (SP), foi diretora de novos projetos na Editora Abril e trabalhou na revista “Veja”

Subtema 3 – Jornalista faz greve? A experiência das redações de Minas Gerais

Kerison Lopes – Presidente da Casa do Jornalista e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

 

 

Mediação: Nathan Camelo, diretor de Comunicação do Sindjorce

10h40 – Intervalo para café

11h – Painel 2 “Trabalho decente para os jornalistas no contexto das contrarreformas”

Subtema 1 – Precarização das relações de trabalho em veículos de mídia e assessorias de imprensa

Maria José Braga – Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás. Jornalista concursada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, onde já exerceu o cargo de Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, de coordenadora-geral de Comunicação Social e de Assessora de Relações Institucionais. É membro titular do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Subtema 2 – Implicações legais da flexibilização no mundo do trabalho de jornalistas: terceirização, reforma trabalhista e da Previdência

Carlos Chagas – Advogado trabalhista e sindical. Assessor jurídico do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). Coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE).

 

Subtema 3 – Estágio ou precarização? A utilização da mão de obra estudantil

Luizianne Lins – É deputada federal pelo estado do Ceará e ex-prefeita de Fortaleza (2004 – 2012). Jornalista e professora concursada licenciada do curso de Comunicação social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Também foi vereadora de Fortaleza e deputada estadual no Ceará.

 

Mediação: Samira de Castro, presidente do Sindjorce e 2ª tesoureira da FENAJ

12h50 – Almoço

14h – Painel 3 “Jornalismo como pilar da democracia”

Cynara Menezes – Trabalha no Blog Socialista Morena, que fundou em 2013. Por seu trabalho jornalístico, especialmente na temática política, recebeu em 2013 o Troféu Mulher Imprensa, na categoria “Jornalista de mídias sociais”. Foi repórter em diversos veículos de comunicação, como Folha de S. Paulo, Veja e Carta Capital.

 

Jean Wyllys – Jornalista, professor e um dos criadores da pós-graduação em Jornalismo e Direitos Humanos da Universidade Jorge Amado. Exerce seu segundo mandato como deputado federal pelo Estado do RJ. Wyllys se tornou conhecido inicialmente por ter participado e ganhado a quinta edição do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, mas renovou sua popularidade por seu trabalho como parlamentar, o que levou, em 2015, a revista britânica The Economist a classificar Wyllys como uma das 50 personalidades que mais lutam pela diversidade no mundo. Em 2012 e 2015 Jean foi eleito pelos internautas o melhor deputado federal do Brasil.

Luiz Carlos Azenha – Jornalista e repórter especial da Record TV. Foi correspondente internacional em Nova York, nos Estados Unidos, por mais de 20 anos. Já realizou reportagens em 40 paises e trabalhou em várias emissoras do país, como Globo, SBT e Manchete. Possui dois prêmios Vladimir Herzog e é criador do site Viomundo, que nasceu há 15 anos, que, como ele mesmo diz, é o espaco que “você encontra o que não pode ler nem ver na mídia corporativa”.

Mediação: Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce, Diretor de Educação da FENAJ e coordenador do Comitê Estadual do FNDC

15h40 – Intervalo

16h20 às 18h – Grupos de Trabalho para construção do plano de lutas dos jornalistas do Ceará

20h – Noite das Utopias (festa de integração)

Domingo, dia 13 de agosto

9h às 12h – Apresentação dos resultados do GT, aprovação do Manifesto dos Jornalistas do Ceará e deliberações finais

12h30 – Brunch de encerramento

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA