Contribuição Sindical 2020: Doe um dia de trabalho e garanta a luta coletiva o ano todo

Nos últimos três anos, a classe trabalhadora tem vivenciado tempos difíceis, de ataques e destruição de direitos históricos, como consequência direta do desmonte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da própria justiça do trabalho. A “contrarreforma”  trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, atacou também os sindicatos, entidades legais, legítimas e representativas das categorias profissionais.

Nesse contexto, sob a Lei nº 13.467/17, a atuação dos sindicatos é mais importante do que nunca para a defesa de empregos e das condições de trabalho, para a negociação das convenções e acordos coletivos, garantindo reajuste de salários, benefícios e cláusulas sociais, seja por meio da organização da categoria nos locais de trabalho, seja na defesa jurídica especializada para manter direitos e ampliar conquistas.

Mas, para garantir a resistência contra a precarização profissional e a luta coletiva organizada, manter a estrutura do Sindicato é fundamental. E, sem o apoio da categoria, o Sindicato não se sustenta. Por isso, apelamos à solidariedade e à consciência de classe dos e das jornalistas, sindicalizados ou não, para a doação de um dia de trabalho ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce). Os valores são calculados com base no piso de cada segmento de atuação da categoria no Estado: R$ 74,38 para Jornais e Revistas; R$ 88,80 para Rádio e Televisão; e R$ 129,97 para Assessoria de Imprensa/Comunicação.

Além da política neoliberal em curso, no último ano, os Sindicatos de Jornalistas e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), têm enfrentado o recrudescimento dos ataques à profissão de jornalista por parte do governo federal. À descredibilização da imprensa, por parte do atual presidente da República, somam-se iniciativas como a Medida Provisória 905/2019, que acabou com a obrigatoriedade de registro profissional para o exercício da profissão.

Orientados pela FENAJ, os sindicatos têm reagido de maneira organizada, sobretudo junto ao Congresso Nacional. E as ações, para serem executadas, necessitam de recursos. Para combater tudo isso, é necessário o financiamento da luta sindical. Por isso, convocamos todos os jornalistas cearenses a autorizarem o desconto da Contribuição Sindical Anual 2020 em favor do Sindjorce.

Como doar

O Sindjorce disponibiliza o modelo de autorização para desconto da Contribuição Sindical 2020, que deve ser preenchido e entre no Departamento Pessoal da empresa. Como o sistema sindical nacional que é de enquadramento por categoria, os jornalistas que trabalham em empresas privadas ou públicas que tenham seção ou serviços de produção de trabalhos jornalísticos, inclusive agências de publicidade e divulgação cinematográfica, entidades públicas e privadas não jornalísticas, sob cuja responsabilidade se edita publicação destinada à circulação externa, devem ter sua Contribuição Sindical recolhida para o Sindjorce.

A contribuição relativa aos empregados jornalistas das empresas de comunicação e demais empregadores deverá ser descontada na folha de pagamento do mês de março, e
recolhida à Caixa Econômica Federal (Agência 1559/ Conta Corrente 868-8/ CNPJ: CNPJ 07.340.011/0001-60), até o fim do mês de abril, na conformidade das disposições legais supracitadas e do artigo 582 da mesma Consolidação.

*Valores referentes a um dia de trabalho, por segmento:

Jornais & Revista – R$ 74,38
Rádio & TV – R$ 88,80
Assessoria de Imprensa/Comunicação – R$ 129,97

*Valores calculados em cima do piso de cada segmento de atuação

Baixe aqui: Modelo de autorização para desconto de um dia de trabalho