Desigualdades raciais e políticas afirmativas são tema da sexta aula do Curso Abdias Nascimento

A professora doutora Zelma Madeira, titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Ceará, do Governo do Estado, é a convidada principal do sexto encontro do Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial. Desta vez, a formação, realizada pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), tem como tema: “Desigualdades raciais e políticas públicas afirmativas”.

O objetivo da aula é fornecer um quadro das principais desigualdades socioeconômicas enfrentadas pelos 53,6% da população que, conforme o IBGE, se consideram negros (pretos e pardos). Além disso, o curso pretende apresentar e problematizar os programas e ações com recorte de raça e de etnia implantados no país, assim como discutir os obstáculos contemporâneos à promoção da igualdade racial no Brasil.

Os participantes da iniciativa – jornalistas, radialistas, publicitários, estudantes de comunicação e comunicadores populares – conhecerão, por exemplo, os elementos centrais do Estatuto da Igualdade Racial e os resultados encorajadores já revelados, o impacto das cotas raciais na educação superior, a contribuição das conferências e das instâncias governamentais que pautam a igualdade racial, entre outros.

“Enquanto profissionais da comunicação, precisamos estar conscientes dos avanços e dos retrocessos nos indicadores socioeconômicos da população negra, partindo do princípio de que os nossos códigos deontológicos apontam para a nossa responsabilidade com o papel social da mídia”, ratifica Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce e coordenador do curso.

Árvore dos afrossaberes e trabalho final

A professora Sandra Petit volta neste encontro para conferir a apresentação das “árvores de afrossaberes” (marcadores de africanidades), construídas em equipe na aula anterior.

Teremos também a entrega do instrumental para a realização dos trabalhos finais de conclusão do curso, os chamados projetos em comunicação.

Perfil de Zelma Madeira

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Zelma Madeira é doutora em Sociologia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela é professora da graduação e do mestrado do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde também coordena o Laboratório de Afro-brasilidade, Gênero e Família. Zelma é líder do Grupo de Pesquisa de Relações Étnico-raciais, Cultura e Sociedade da UECE.