“Direitos sexuais e gênero” é o tema da segunda oficina do ciclo sobre Comunicação e Direitos Infantojuvenis

Como os temas da sexualidade e do gênero são abordados pelos meios de Comunicação? É possível aprofundar a temática sem cair na polemização como armadilha para caçar cliques e obter audiência? Essas e outras questões serão discutidas na segunda formação do Ciclo de oficinas: infância e juventude em pauta – Comunicação e direitos humanos em tempos de desinformação, que acontecerá no sábado (26/09), a partir de 9h, em ambiente virtual.

Com o tema “Direitos sexuais e gênero”, a oficina terá como facilitadora a jornalista, professora e pesquisadora Cleidiana Ramos. O ciclo formativo é resultado de uma parceria entre a Terre des hommes Brasil (Tdh) e o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que tem por objetivo qualificar a abordagem de estudantes e profissionais da comunicação cearense na perspectiva dos direitos humanos, especialmente de crianças, adolescentes e jovens.

Totalmente online e gratuito, o ciclo de quatro oficinas terá certificação pelo Instituto Terre des hommes. O conteúdo programático dos demais encontros, sempre aos sábados, inclui debates sobre: sociais, infância e adolescência; e abordagens desejadas. Os facilitadores são profissionais de destaque no meio acadêmico e jornalístico.

Confira o  conteúdo da Oficina 2| Direitos sexuais e gênero:

– Entendendo e aprofundando conceitos

– Importância da educação sexual e da autoproteção de crianças e adolescentes

– Abordagens além da polemização

Sobre a facilitadora

Cleidiana Ramos é jornalista e professora na Faculdade 2 de Julho, onde coordena os cursos de pós-graduação em Comunicação Organizacional e Comunicação e Diversidades Culturais; professora visitante na Uneb, no Campus XIV- Conceição do Coité, vinculada ao Departamento do curso de Comunicação Social- Rádio e TV. Doutora em antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/ PPGA, 2017), mestra em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA (Pós Afro, 2009). Publisher do coletivo Flor de Dendê e colunista da Mídia Ninja.