Diretores do Sindjorce debatem regras de estágios com alunos de Jornalismo da UFC

Atendendo ao convite da coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) participou, na segunda-feira (09/07), de um bate-papo com os alunos que realizam estágio extra-curricular. O objetivo da conversa, segundo o coordenador do curso, professor Ismar Capistrano, foi esclarecer os estudantes sobre o que pode ou não ser exigido das estagiárias e dos estagiários.

A presidente do Sindjorce, Samira de Castro, falou sobre a mediação em curso no Ministério Público do Trabalho (MPT/CE) entre o Sindicato, as Instituições de Ensino Superior (IES) e as empresas de comunicação. “Lançamos uma campanha nas redes sociais, chamada Estágio não é Exploração, por meio da qual recebemos dezenas de denúncias de exploração da mão de obra estudantil por empresas jornalísticas. Os relatos revelaram uma grande desvirtuação dos estágios”, disse Samira.

A preocupação do Sindjorce é garantir que os estudantes tenham no estágio a complementação prática do aprendizado acadêmico. “Por isso, a mediação no MPT tem um caráter de conciliação. Queremos das empresas o compromisso ético de que não vão explorar as estagiárias e estagiários, como acontece, por exemplo, em relação à carga horária, muitas vezes acima da carga dos profissionais, e no tocante à multifunção ou desvio de função”, completou a presidente.

Já o secretário-geral do Sindjorce e diretor do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento Profissional da FENAJ, Rafael Mesquita, destacou as regras de estágio pelas novas diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. “O Programa Nacional de Ensino e a Proposta de Estágio em Jornalismo qualificam o estágio em nossa categoria, que possui direitos e garantias diferenciadas”, disse.

Rafael também falou sobre o Programa Nacional de Estágio da FENAJ e esclareceu dúvidas das alunas e alunos, sobretudo quanto à jornada, trabalho aos fins de semana, plantões em feriados, valor da bolsa e assinatura de textos. “As propostas do Programa Nacional de Ensino são parâmetros para o estágio curricular e extra-curricular, colocando os estudantes num patamar de respeito e garantia dos direitos”, ressaltou.