Diretores do Sindjorce participarão de Festival sobre jornalismo inovador no RJ

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, e o secretário-geral da entidade, Rafael Mesquita, participarão do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. O evento acontece no Rio de Janeiro em 11 e 12 de novembro. A ideia é que temas como financiamento independente e sustentabilidade, modelos de negócio, tecnologia aplicada ao jornalismo, polarização nas redes sociais e fact-checking sejam o foco das discussões.

“Ao longo dos últimos anos, o cenário de mídia tem vivenciado um crescimento na quantidade de portais, sites e blogs, assim como na sua influência. Queremos ampliar a troca de conteúdo e experiência,  ajudando a fortalecer o jornalismo digital no Ceará, tornando-o mais diverso e representativo, sobretudo no que diz respeito às fontes de financiamento para novas experiências”, explica Rafael Mesquita. O evento é organizado, em parceria, pela Agência Lupa, Agência Pública, BRIO, JOTA, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo, Repórter Brasil e Google News Lab.

Para Samira de Castro, as organizações nativas digitais estão inovando no jornalismo online e o Festival 3i tratá grandes debates de olho no futuro da informação. “Há uma nova geração de jornalistas sem perspectivas de trabalho na mídia convencional, mas que não quer abandonar a profissão. Por outro lado, existem profissionais experientes, com nome consolidado no mercado, mas que estão fora da mídia por serem mais valiosos em termos de salários. Queremos trazer perspectivas para estes segmentos”, afirma.

A participação da representação do Sindjorce no Festival faz parte da estratégia do Plano de Lutas dos Jornalistas do Ceará, aprovado por unanimidade no I Congresso Estadual Extraordinário da categoria, realizado em agosto deste ano, em Fortaleza/CE. No eixo “Empregabilidade e noivas formas de exercício profissional”, os jornalistas deliberaram pela busca de alternativas de postos de trabalho, com ênfase em novas mídias, incluindo a ideia de criação de um portal de notícias cooperativo no Estado.

O festival vai reunir convidados como o norte-americano Glenn Greenwald, fundador de The Intercept Brasil, a inglesa Claire Wardle, do Cross Check, projeto que reuniu organizações para checar os presidenciáveis na França, além dos brasileiros Gregório Duvivier, que apresenta o “Greg News” no canal HBO, primeiro jornal satírico da TV brasileira, Ana Estela de Sousa Pinto, repórter especial da Folha de São Paulo, Pablo Ortellado, pesquisador da USP, Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil, Luis Alt, do Design Thinking Brasil e Pedro Dória, fundador da newsletter Meio.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA