Em 2018, compra de espaços publicitários movimentou R$ 2,972 bilhões em Fortaleza

A compra de espaços em mídia na praça de Fortaleza atingiu R$ 2,972 bilhões em 2018, montante que representa um incremento de 6% em relação ao volume de recursos movimentados no ano anterior (R$ 2,802 bilhões). Os dados são do estudo “Retrospectiva & Perspectiva 2018”, da Kantar IBOPE Media e colocam a Capital cearense como a sexta praça entre as pesquisadas no mercado brasileiro em aquisição de espaços de mídia, na frente de mercados como Salvador, Brasília, Recife, Campinas e Florianópolis.

Quanto à autorização de investimento, destaque para Vitória (45%), Fortaleza (43%) e
Manaus (42%), que apresentaram cada qual mais de 40% de autorização local, ou
seja, o volume de publicidade autorizado e pago por agências ou anunciantes
nestas cidades, tem origem no mercado local.

“Embora não sejam dados declarados pelas empresas, e sim estimativas feitas pela Kantar IBOPE Media com uma metodologia própria, os números revelam que a publicidade segue movimentando vultosos recursos – em decorrência da economia cearense – e irrigando os veículos de mídia”, afirma Samira de Castro, diretora de Comunicação do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e segunda vice-presidenta eleita da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Mercado cresce 10,2% nacionalmente

A compra de espaços em mídia, nos meios e veículos aferidos pela Kantar IBOPE Media, baseados em seu preço de vendas antes de qualquer redução resultante de descontos negociados, movimentou o equivalente a R$ 147 bilhões em valores brutos em 2018. Esse montante correspondeu a 10,2% de variação positiva em relação ao ano anterior.

De acordo com a publicação, “eventos como a Copa do Mundo e a Black Friday contribuíram para o resultado do ano, que apresentou em todos os meses investimento equivalente ou superior ao ano anterior, mesmo com a restrição de espaço publicitário na TV Aberta devido ao horário eleitoral obrigatório”.

“O ano foi marcado pelo volume de novos anunciantes e marcas nos meios e veículos aferidos pela Kantar IBOPE Media, com alta de 36% no número de anunciantes e de 39% no número de marcas. Os meios com maior concentração dessas campanhas foram o Digital (Display+Search), a TV Aberta e o Jornal”, afirma o editorial assinado por Rita Romero, Diretora de Business Development & Insights da Kantar IBOPE Media.

Mais investimentos no digital e no físico

Segundo a Kantar, o ambiente de conteúdo e informação se tornou ainda mais desafiador, pois o consumidor tem um menu mais diversificado para se atualizar, mas pauta suas escolhas na confiança sobre estas fontes. Este cenário permite a veículos jornalísticos de reputação já consolidada atrair os anunciantes pela garantia de uma exposição mais segura de suas marcas, além de uma oferta integrada com mais de um ponto de contato: físico e digital.

Atualmente na cobertura da Kantar IBOPE Media, mais de 100 veículos de informação e jornalístico disponibilizam conteúdo com acesso físico e digital e, observamos que 37% dos anunciantes presentes nestes veículos ampliaram seus esforços de investimento em ambos pontos de contato. E 51% ampliaram investimento no digital.

Metodologia

Os valores correspondentes à compra de espaços em mídia divulgados pela Kantar IBOPE Media não são fornecidos pelos anunciantes ou pelos veículos de comunicação. Estes números são calculados a partir de uma metodologia proprietária e com critérios acordados com o mercado local. Trata-se, portanto, de uma estimativa de do investimento destinado para a compra de espaço publicitário por anunciantes, marcas, categorias de produtos e setores econômicos.

Como os valores reportados pela Kantar IBOPE Media são resultados de uma metodologia que não considera preços negociados, informação esta sigilosa e de propriedade exclusiva dos anunciantes e veículos de comunicação, os números divulgados no estudo não representam as despesas ou gastos publicitários reais de agências e anunciantes com a compra de espaços de mídia. Da forma que eles não representam o faturamento real obtido pelos proprietários de mídia com a comercialização de seu inventário.

CINCO INSIGHTS SOBRE O DESEMPENHO PUBLICITÁRIO EM 2018

• 1. 2018 foi o ano em que o número de anunciantes cresceu 36% e
    mais de 54 mil marcas invadiram os espaços publicitários;
  • 2. Os setores com maior esforço em mídia foram Comércio, Serviços,
    Financeiro, Higiene Pessoal e Beleza e Farmacêutico;
  • 3. 85% dos novos anunciantes estão concentrados nos setores de
    Serviços, Comércio, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo e Imobiliário.
    E a categoria de Eventos Sociais e Culturais liderou a presença de
    novas marcas, com mais de 8 mil produções artísticas promovidas
    em 2018 com forte contribuição regional;
  • 4. O crescimento do PIB e a elevação nos índices de consumo
    contribuíram para o melhor desempenho publicitário dos últimos
    5 anos;
  • 5. Em um ano de bola dividida, entre Copa do Mundo e Eleições, a
    compra de espaço cresce na ordem de 10,2% em relação a 2017.

Tabelas e imagem: KANTAR IBOPE MEDIA