Fortaleza recebeu R$ 2,967 milhões em comerciais de Dia dos Pais veiculados em televisão

investimento-dia-dos-paisEntre 15 de julho e 13 de agosto, as marcas que veicularam campanhas do Dia dos Pais investiram R$ 43 milhões em compra de espaço publicitário na televisão. Entre os mercados com maior volume de investimento publicitário neste período, Fortaleza aparece em quarto lugar, co R$ 2,967 milhões, atrás de São Paulo (R$ 21.725 milhões), Rio de Janeiro (R$ 4,846 milhões) e Belho Horizonte (R$ 3,312 milhões).

O levantamento da Kantar IBOPE Media foi realizado em 10 mercados e identificou que 49 milhões de pessoas foram atingidas pelos mais de três mil comerciais exibidos. Cada indivíduo assistiu, em média, a 17 comerciais relacionados.

O Boticário, Lojas Riachuelo, Johnson & Johnson, Pernambucanas e Caedu foram os anunciantes que mais investiram em TV aberta no período.

Os resultados deste estudo têm como base o volume de espaço ocupado em publicidade pelos anunciantes em TV aberta e a tabela de preços dos veículos, desconsiderando descontos e negociações.

Dado contradiz discurso de crise

Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindorce), Samira de Castro, os dados desmentem o discurso de crise propalado pelas empresas de comunicação. “A ferramenta de aferição de investimentos é utilizada pelas próprias empresas e mostra que o mercado publicitário não anda tão complicado quanto choram os empresários”, comenta.

Em campanha salarial desde janeiro deste ao, os jornalistas de mídia eletrônica esperam que os patrões não queiram impor mais perdas à categoria. “Já houve tempo de bonança em que os lucros não foram divididos com os trabalhadores. No entanto, basta as coisas piorarem um pouco, os donos da mídia querem que o trabalhador se sacrifique ainda mais”, diz Samira.