Eventos de formação e homenagens marcam comemorações de 65 anos do Sindjorce

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) está completando 65 anos em maio. Para marcar a data, a diretoria preparou uma agenda de atividades, que iniciou no 1º de Maio, com o lançamento da Campanha de Sindicalização, e vai até o fim de 2018. A ideia é refletir sobre a profissão numa perspectiva de novas possibilidades de empregabilidade, sobre a representatividade sindical, além de possibilitar a formação da categoria na temática dos direitos humanos e homenagear aquelas e aqueles que contribuíram para o fortalecimento do Jornalismo no Estado.

No dia 26 de maio, a partir das 9h, acontece o seminário “Criação de Negócios Digitais e Cooperativismo para os jornalistas”, no auditório da entidade. A atividade é gratuita e contará com certificados para os participantes. As inscrições foram encerradas por conta da capacidade do espaço. Os participantes serão recepcionados com um café da manhã e, logo em seguida, o primeiro palestrante, Davi Ribeiro, falará sobre a criação de negócios digitais. Davi é graduado em Administração de Empresas, MBA em Comunicação e Marketing Digital, consultor de Marketing Digital e co-fundador da Trunfo Digital.

Nos dias 13 e 14 de junho, de 18h às 21h30, em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+ e a Rede GayLatino, o Sindjorce realiza o curso “Comunicação e Direitos LGBTI+”. Na primeira noite, será lançado o Manual de Comunicação LGBTI+, publicação que contou com a colaboração do secretário-geral do Sindjorce e diretor de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita. O evento terá a participação do representante da Aliança no Ceará, Ítalo Alves. Na ocasião, será oficialmente instalado o Núcleo de Jornalistas LGBTIs do Ceará.

Rafael Mesquita explica que o objetivo do curso é contribuir com a formação complementar de jornalistas profissionais e de comunicadores/as para que, de posse de uma atitude crítica e reflexiva, ética e humanizada, produzam informação qualificada, com profundidade, com recorte e com respeito às orientações sexuais e as identidades de gênero. Serão ofertadas 40 vagas e as inscrições poderão ser feitas mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis para o Abrigo Tadeu Nascimento, casa de acolhimento e moradia para homens trans do Ceará. As inscrições podem ser feitas AQUI

O curso “Comunicação e Direitos LGBTI+” integrará a agenda de atividades alusivas ao mês do orgulho LGBTI no Ceará e a programação preparatória da Parada da Diversidade Sexual do Estado, marcada para o dia 24 de junho, na Beira Mar de Fortaleza.

Ainda no dia 14 de junho, o Espaço Cultural SindBar recebe associados e convidados para o tradicional bate-papo regado às histórias de luta individuais que marcaram a atividade coletiva dos jornalistas: o Café e Memória do Jornalismo Cearense. Esta edição de aniversário contará com participação da jornalista Ian Gomes, apresentando o programa Viver Mais, com exibição das entrevistas feitas com colegas de profissão. Começa a partir das 16 horas e vai até às 18h, reunindo associados aposentados, estudantes e profissionais da ativa, que conversam e trocam experiências de vida.

No dia 20 de junho, às 18h30, acontece a Sessão Solene em alusão aos 65 anos do Sindjorce, na Assembleia Legislativa do Estado, conforme requerimento da deputada Augusta Brito (PCdoB). Na ocasião, serão homenageados pela Casa Legislativa jornalistas e entidades que contribuem com a defesa do jornalismo e para a luta sindical no Estado. Além do próprio Sindicato, receberão placas a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT CE) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (Dieese). Já as pessoas homenageadas são: Paulo Bonavides (jurista e jornalista, fundador do Sindjorce), Gérson Marques (procurador do Trabalho no Ceará) e Carlos Antônio Chagas (assessor jurídico do sindicato).

Ao longo dos próximos meses, a diretoria divulgará as demais atividades fechadas em alusão aos 65 anos da entidade.

Campanha de sindicalização

O Sindjorce lançou, no dia 1º de maio, a Campanha Permanente de Sindicalização, com o mote “Sindicalize-se e diga não à precarização no Jornalismo”.  A data simbólica foi escolhida pela diretoria por marcar o primeiro Dia Internacional do Trabalhador após a implantação da “reforma” trabalhista”.

As peças gráficas (banner, folder, cartaz) trazem imagens da luta diária dos jornalistas, com o slogan “Sindicalização: a melhor defesa contra a reforma trabalhista”. Com a vigência da Lei Nº 13.467, o engajamento e a união dos profissionais é que fortalecem a atuação da categoria e do Sindicato, na luta para manter e conquistar direitos.

Para além de promover a luta organizada e investir na comunicação direta com os jornalistas, a sindicalização é importante porque o Sindjorce tem um trabalho reconhecido na área jurídica e diversos convênios, cursos e parcerias que também trazem benefícios a toda a categoria.

“O jornalismo é ainda um elemento fundamental para a sociedade e seu desenvolvimento democrático. Por isso, o trabalho do jornalista precisa ser mais valorizado”, avalia Rafael Mesquita. “Quando o jornalista é valorizado, quem ganha com isso é a sociedade. Vamos travar esse tipo de debate para convencer novos jornalistas a contribuírem com o Sindicato”, completa.