Publicação sobre direitos humanos e abordagens dos programas policiais no Ceará é lançada em debate na UFC

O Fórum Cearense de Direitos Humanos (FCDH) e o Cedeca Ceará realizam o debate Mídia e Direitos Humanos: uma análise dos programas policias no Ceará, no dia 23 de novembro, às 18h30, no auditório Raquel de Queiroz (CH II) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O intuito é discutir questões como direitos humanos, controle social, responsabilidade social da mídia, dentre outras.

Na ocasião, será lançada a publicação “Televisões: violência, criminalidade e insegurança nos programas policias do Ceará”. Fruto de um projeto do FCDH, executado pelo Cedeca Ceará e apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, a publicação analisou, em 19 capítulos, as abordagens desses programas sob diversos aspectos, desde os critérios jornalísticos ao tratamento de temas relacionados aos direitos humanos. O trabalho envolveu a gravação de mais de uma centena de edições dos cinco programas policiais de veiculação local entre 6 de abril e 19 de junho de 2010. Do total, foram analisadas 42 edições na íntegra, dez de cada um dos quatro programas diários (Barra Pesada, Cidade 190, Comando 22 e Rota 22) e, proporcionalmente, duas do programa semanal (Os malas e a lei).

O material conta também com entrevistas, realizadas com quatro apresentadores de programas policias locais. Os textos foram escritos pelo jornalista Raimundo Madeira, em diálogo com integrantes do Fórum Cearense de Direitos Humanos. O monitoramento dos programas policiais também contou com a participação de quatro jovens, representantes dos movimentos sociais Fórum Cearense de Mulheres, Movimento dos Conselhos Populares, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e Rede OPA, que acompanharam a análise dos programas e discutiram temas como controle social, gênero, raça, sistema carcerário, mídia e violência, dentre outros.

A programação do evento contará com uma mesa de abertura, com a participação de Mário Mamede (militante dos Direitos Humanos), Raimundo Madeira (jornalista), Efferson Mendes (rede OPA) e Cláudio Silva (FCDH). Dando continuidade, a assessora de comunicação do Cedeca Ceará Aline Baima irá apresentar a publicação, seguida de debate pela Profª Inês Vitorino (Comunicação UFC), que abordará experiências e modelos de comunicação que garantem programação de qualidade, e pela jornalista Helena Martins, do Coletivo Intervozes, que discorrerá sobre mídia e direitos humanos. A publicação será vendida por R$ 35,00, a fim de cobrir os custos adicionais da impressão.

Serviço
Debate e lançamento da publicação “Televisões: violência, criminalidade e insegurança nos programas policias do Ceará”
Data: 23/11/2011, às 18h30
Local: auditório Raquel de Queiroz (Centro de Humanidades II da UFC. Av da Universidade, 2683, Benfica)