marcador  Página inicial  marcador  Eventos  marcador  Prosseguem até o dia 31 de julho as inscrições para o Prêmio Abdias Nascimento

Prosseguem até o dia 31 de julho as inscrições para o Prêmio Abdias Nascimento

Jornalistas de todo Brasil que publicaram ou veicularam reportagens entre 1º de maio de 2011 e 31 de julho de 2012 podem concorrer à 2ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento. Serão aceitos trabalhos em emissoras brasileiras de televisão ou rádio, na mídia impressa, na internet e na mídia alternativa ou comunitária. Repórteres da imagem também podem participar.

O prêmio distribuirá R$ 35 mil para os vencedores de sete categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária, Fotografia e a Categoria Especial de Gênero, conforme regulamento. As inscrições devem ser feitas pelos próprios autores através do site – clique aqui. Na foto, o troféu entregue aos vencedores.

O objetivo da premiação é valorizar a cobertura jornalística qualificada sobre temas relacionados à população negra. A ideia é estimular trabalhos que promovam a igualdade racial na mídia. Esta bandeira é defendida, há dez anos, pelos jornalistas que integram o movimento das Comissões de Jornalistas Pela Igualdade Racial (Cojiras) em todo o país.

Site

Os interessados podem acessar a ficha de inscrição e o regulamento no site da premiação. Na página, estão também disponíveis informações sobre quem foi Abdias Nascimento, sobre as Cojiras, uma reflexão sobre a questão racial na mídia, além de notícias sobre a premiação e um vídeo-documentário lançado em sete cidades brasileiras mostrando como foi a noite de entrega do prêmio no Teatro Oi Casa Grande, em 2011.

O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. E conta com o apoio Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU). O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

imprimir imprimir    enviar por email enviar por email