FENAJ convoca Congresso Extraordinário para discutir contrarreformas e organização sindical

Em razão da atual conjuntura brasileira e, especificamente, em função dos graves ataques aos direitos dos trabalhadores, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) decidiu realizar, concomitantemente ao 21º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), o 3º Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas. O objetivo é discutir os impactos das contrarreformas trabalhista e previdenciária e a organização da categoria.

A programação do 3º Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas/21º ENJAI será conjunta, assim como a plenária deliberativa, que por questões estatutárias, será considerada plenária congressual, por ser o Congresso Nacional a instância máxima de deliberação da categoria. O 3º Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas/21º ENJAI serão realizados de 7 a 9 de dezembro, em Vitória/ES.

Com o tema geral “As contrarreformas trabalhista e previdenciária e seus impactos para a categoria dos jornalistas”, o 3º Congresso Extraordinário foi uma resolução da Executiva da FENAJ. Segundo a presidenta da Federação, Maria José Braga, a ideia de chamar um congresso nacional da categoria foi inspirada na atitude do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), que acabou de realizar seu congresso extraordinário, concomitantemente com o EEJAI, em função da necessidade de discussão e organização dos jornalistas diante da realidade que será posta com a contrarreforma trabalhista. “Precisamos discutir as questões de empregabilidade  e organização sindical dos jornalistas”, disse Maria José, em Fortaleza.

Cinco jornalistas foram aclamados como delegados profissionais e vão representar o Ceará no evento nacional, em Vitória/ES. Os delegados cearenses escolhidos são: Washington Feitosa, Polianna Uchoa, Mariana Cunha, Germana McGregor e Nathan Camelo. Como delegado estudante, foi apontado Marden Fraga, da Unifor. E compõem ainda a delegação do Ceará, como observadores, a jornalista Luizete Vicente e os acadêmicos Letícia Alves e Naélio Santos.