Jornalistas aprovam plebiscito nos locais de trabalho para fechamento da Campanha Salarial de Mídia Eletrônica

62589bdd-c55a-4521-9217-1ba41adc152fReunida em assembleia geral extraordinária realizada na sede do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), na última quinta-feira (30/06), a categoria deliberou pela realização de um plebiscito nos locais de trabalho para fechamento da Campanha Salarial 2016 de Rádio e TV. Após as visitas às redações, que terão a participação de integrantes da comissão de negociação do Sindjorce, representante do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e de jornalistas da base, uma nova assembleia será realizada para reiterar o resultado da consulta. A presidente do Sindjorce, Samira de Castro, está fechando a agenda de visitas por local de trabalho, conforme a disponibilidade da assessoria econômica.

As empresas de rádio e televisão do Estado propuseram reajuste de 11% para o piso e demais salários da categoria, além do índice de 10% para reportagem Especial e Seguro de Vida. O Sindjorce havia proposto, na mediação realizada no Ministério Público do Trabalho, reajuste de 11,28% no piso, ou seja, equivalente ao INPC da data-base do segmento. Para os demais salários e cláusulas econômicas, o sindicato propôs 11%.

De acordo com o economista Gilvan Farias, técnico do Dieese, o reajuste proposto pelo patronato representa uma perda de R$ 6,20 no piso salarial. “Como o INPC do período foi 11,28%, temos aí 0,28 ponto percentual sendo negado, o que corresponde a uma perda de R$ 6,20 ao mês no piso do segmento de mídia eletrônica. Em um ano, essa perda soma R$ 74,40”, explica Gilvan.