Jornalistas cearenses integram ato da Greve Geral em Fortaleza

Jornalistas do Sistema Verdes Mares escutam a fala dos dirigentes sindicais

Jornalistas cearenses marcaram presença no ato da greve geral de 30 de junho, convocada pelas centrais sindicais contra as propostas de reformas trabalhista e previdenciária, em curso no Congresso Nacional. O ato aconteceu na manhã da sexta-feira, com concentração na Praça da Bandeira e caminha pelo Centro da Capital cearense. Participaram os diretores do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro (2ª Tesoureira), Rafael Mesquita (Departamento de Educação) e Evilázio Bezerra (Departamento de Imagem).

Além de atuar na cobertura colaborativa para a Frente Brasil Popular, tanto no Ceará quanto nacionalmente, os diretores do Sindjorce realizaram protestos em frente ao Sistema Verdes Mares (na porta do jornal Diário do Nordeste) e Grupo O Povo (na calçada do jornal O Povo). Na ocasião, dialogaram com a base sobre os retrocessos que podem atingir os jornalistas, caso as reformas sejam aprovadas.

Os dirigentes sindicais também levaram o protesto para o cruzamento das avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi, em pleno horário de rush, com a faixa “Jornalistas do Ceará contra as reformas trabalhista e previdenciária”, que chamou a atenção de dezenas de motoristas e pedestres.

Os trabalhadores da duas redações de impresso aprovaram a manutenção da mobilização na semana seguinte à greve, com novos atos, em função da falta de retorno dos patrões em relação à Campanha Salarial 2016/2017 de Mídia Impressa. As atividades iniciam na segunda-feira (3/07), no jornal O Estado.

Fotos: Evilazio Bezerra