Jornalistas do CE fazem abaixo assinado em defesa do Jornalismo e contra o golpe

Jornalistas Pela DemocraciaJornalistas, médicos, advogados, bancários, diversas categorias estão assumindo posicionamentos públicos em
defesa da democracia, claramente ameaçada por um golpe jurídico midiático, travestido de impeachment.

Na segunda-feira (22/03), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce), com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), intensificou a mobilização da base, dentro e fora do Estado, para adesão ao abaixo assinado da categoria.

Além de denunciar o golpe em curso no Brasil, o documento exige das empresas de comunicação a imediata retomada do Jornalismo, da qual muitas já abdicaram, e dos profissionais de imprensa a estrita observância do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

As assinaturas, com nome completo e número do RG do jornalista, podem ser feitas clicando AQUI ou encaminhadas para o e-mail jornalistasemdefesadademocracia@gmail.com.

Confira o texto do abaixo-assinado:

Jornalistas pela democracia contra o golpe

Nós, jornalistas abaixo assinados, representados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará – Sindjorce, e pela Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, vimos, pelo presente, manifestar profunda preocupação com a condução da cobertura jornalística da grande mídia. Ao invés de cumprir o papel social de levar informação veraz aos brasileiros, à luz da pluralidade e do direito ao contraditório, setores da imprensa se comportam como partido de oposição a serviço da construção social da aceitação de um golpe jurídico-midiático.

Travestido de impeachment, o golpe em curso exige a reação imediata dos jornalistas, que passa obrigatoriamente pela defesa intransigente da democracia, por exigir das empresas de comunicação a imediata retomada do jornalismo, da qual muitas já abdicaram, e pela estrita observância ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Ao tempo que denunciam e condenam setores da mídia por conspirarem contra a democracia, os jornalistas abaixo-assinados conclamam a categoria a defender o respeito à decisão da maioria e a insurgir-se contra qualquer tentativa autoritária de ruptura democrática caracterizada como golpe político.