Jornalistas do Ceará participarão da Greve Geral em 28 de abril

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) está mobilizando a categoria para participação na Greve Geral desta sexta-feira (28), convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais e movimentos sociais, em defesa dos direitos trabalhistas e da aposentadoria no país.
Para barrar as propostas de terceirização ilimitada e as reformas trabalhista e previdenciária que tramitam no Congresso Nacional, trabalhadores e trabalhadoras vão cruzar os braços em todo o Brasil, a exemplo dos dias de mobilização e paralisação que levaram milhares às ruas nos dias 15 e 31 de março.
A entidade orienta que os profissionais ocupem as ruas nos atos realizados nos municípios cearenses. Em visitas às redações e em contato com os trabalhadores do jornalismo cerense nos principais locais de trabalho, foi estabelicido também a ideia de paralisações programadas no decorrer de expediente desta sexta-feira.
Em reunião realizada na noite de ontem (25/04), a diretoria do Sindjorce aprovou a inclusão das pautas das Campanhas Salariais dos Jornalistas de Mídia Impressa e de Rádio e TV do Ceará nas atividades do dia 28. A categoria reivindica reajuste de 20,45% (inflação do período somando às perdas passadas) para funcionários de jornais e revistas e aumento de 12,29% (inflação mais 5% de ganho real) para jornalistas de radiodifusão. Até o momento, só os donos de rádio e televisão negociaram e ofereceram uma contraproposta de apenas 3,29%, que foi rejeitada pelos profissionais do setor.
Uma reunião dos jornalistas que atuam em movimentos sociais, sindicais e partidos políticos foi convocada para esta quarta-feira (26/04), às 16 horas, na CUT Ceará, para organizar a participação dos profissionais do ato da Capital, convocado para as 9 horas da manhã e com concentração na Praça da Bandeira, no Centro.