Jornalistas do Sistema Jangadeiro fazem dia de luto contra reajuste abaixo da inflação

Jornalistas, apresentadores e repórteres do Sistema Jangadeiro, que reúne a TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará, a Tribuna Band News FM e o portal Tribuna do Ceará, atenderam à proposta do Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sindjorce) e trabalharam de roupas pretas nas redações e nos programas, nesta quinta-feira (28/09), em protesto contra a proposta de reajuste salarial de apenas 5% – aquém do INPC do período, que foi de 6,58% – oferecida pelas emissoras de rádio e televisão do Ceará aos profissionais.

“Fizemos um dia de luto para mostrar a revolta da categoria, que não aceita, de nenhuma maneira, um reajuste abaixo da inflação. A reposição do poder de compra dos salários pelo índice inflacionário é um direito básico. E é importante registrar que a adesão ao luto foi geral. Desde já, destacamos que vamos fazer manifestações surpresa para incomodar os patrões e deixar claro que seguiremos em luta”, disse a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

A discussão sobre o reajuste salarial dos jornalistas de mídia eletrônica se estende desde janeiro, quando teve início a Campanha Salarial 2017. As empresas iniciaram as negociações oferecendo somente 3,29%, depois avançando ao patamar de 5%. Ao longo dos últimos meses, a categoria têm rejeitado a proposta patronal, mas rebaixou a pedida de reajuste, que era o INPC mais 5% de ganho real e agora é somente a inflação.

Como não houve avanço, os trabalhadores do segmento buscaram discutir o tema na justiça, em dissídio coletivo, mas os veículos se recusaram a levar as negociações para o judiciário. De acordo com a legislação, o ingresso do processo tem que ser consensual entre as partes.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a proposta patronal representa para a categoria uma perda salarial de R$ 38,89, levando em conta o piso atual de R$ 2.461,20. Os donos da mídia querem ainda que o retroativo seja pago em quatro parcelas.

Categoria cobra resposta das empresas

Em visita do Sindjorce à redação da TV Jangadeiro e da Rádio Tribuna Band News FM, ainda na tarde desta quinta-feira (28), foi definido que após a mobilização do “Dia de Luto”, os trabalhadores vão cobrar novo encontro com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Ceará (Sindatel), com o objetivo de mostrar que há disposição dos profissionais de continuar batalhando pelos 6,58% de aumento salarial.

O Sindjorce irá oficializar o pedido de reunião, dando prazo até o dia 5 de outubro, daqui a 7 dias, para que as emissoras respondam ao pedido de reunião. Durante a passagem do sindicato, os profissionais voltaram a recusar a proposta dos patrões e anunciaram manter a mobilização.

“Esse protesto foi organizado por conta do clamor dos funcionários do Sistema Jangadeiro que não vão aceitar nenhum retrocesso. Ficamos muito animados com o grande sucesso da nossa intervenção, que contou a participação efetiva da categoria. E seguiremos juntos para que possamos atingir a nossa meta”, destacou o secretário geral do Sindjorce, Rafael Mesquita.