Jornalistas elegem delegados que representarão o CE no XX ENJAI

13
Delegação eleita, associados e diretores do Sindjorce após audiência pública que discutiu o futuro da profissão

Anfitrião do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI 2015), o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) elegeu seus representantes ao evento nacional em assembleia geral que ocorreu após a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, no dia 20 de agosto. A atividade contou com a contribuição da jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn, professora da Universidade Federal Fluminense, que abordou as transformações da profissão de jornalista, a realidade dos locais de trabalho e as alterações nas condições de produzir informações de qualidade num cenário de novas tecnologias.

A delegação cearense é formada pelos jornalistas Rafael Mesquita (secretário-geral do Sindjorce e assessor de Comunicação da Federação dos Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará – FETAMCE), Lúcio Filho (diretor de Comunicação do Sindjorce e gestor da Célula de Rádio do Governo do Estado), Lúcia Estrela (integrante do Conselho Fiscal do Sindjorce e assessora de Comunicação do Sindicato dos Bancários do Ceará), Helga Rackel (suplente de Delegada Junto à FENAJ e assessora de Comunicação do Hospital Infantil Albert Sabin) e Lílian Andrade (assessora de Imprensa do Sindicato dos Vigilantes do Estado do Ceará). A delegada que representará os estudantes de Jornalismo do Estado é Claudiane Lopes, aluna da Faculdade Cearense (FaC).

Sobre o ENJAI

O XX ENJAI traz à Capital do Ceará 18 renomados palestrantes, entre eles Wilson da Costa Bueno, João José Forni, José Antônio Martinuzzo, Samuel Lima, Graça Caldas, Eduardo Ribeiro, Roberto Heloani, entre outros, para debater com um público de cerca de 300 jornalistas de todo o Brasil, no Seara Praia Hotel, os principais assuntos de interesses do segmento de assessoria de imprensa no cenário atual.

Ao todo, serão quatro painéis, seis oficinas, três rodas de conversa e uma plenária, momento em que serão apresentadas as teses dos assessores de imprensa vinculados aos 31 sindicatos de jornalistas filiados à FENAJ. Delegados sindicais de todo o país também deliberarão sobre a sede do próximo ENJAI, a ser realizado em 2017. No final do Encontro, será lida a Carta de Fortaleza, documento contendo a síntese das principais deliberações dos profissionais de assessoria de imprensa.