Livro “LGBT como pauta do jornalismo” será lançado no I Encontro Regional dos Jornalistas do Cariri

Será lançado neste sábado (20/10), durante o I Encontro Regional dos Jornalistas do Cariri, o livro “LGBT como pauta do jornalismo: visibilidades e limitações”, assinado pelo jornalista Eder Luis Santana. A apresentação da obra, que revela como dois jornais da Bahia retrataram a diversidade sexual e de gênero em sua cobertura durante um ano, acontece dentro do painel “Jornalismo identitário”, marcado para 11h.

O evento, que tem como tema: “Subjetivo e (hiper)local: novas possibilidades jornalísticas”, ocorre de 19 a 21 de outubro, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. A promoção do evento é do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e tem o apoio institucional da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

LGBT como pauta do jornalismo

O livro é divido em quatro capítulos: política, direitos civis, celebridades e violência. Ao longo de doze meses, todo o conteúdo publicado foi coletado para, em seguida, ser problematizado a partir de autores que debatem gênero e sexualidade em diferentes áreas das Ciências Sociais. Os Estudos Queer formam a base mais importantes do arcabouço teórico a partir de nomes como Judith Butler, Leandro Colling, Larissa Pelúcio e Beatriz Preciado.

Os jornais escolhidos para análise foram A Tarde e o Massa!. “O objetivo é mostrar como as notícias servem de instrumento às reflexões mais profundas ligadas ao universo LGBT. Se pensarmos o jornal como ferramenta legitimada para narrar nosso presente, podemos projetá-lo também como um produtor de narrativas que devem ser problematizadas. O jornalismo é um poderoso produtor de subjetividades”, comenta Santana.

Mestre em cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o escritor trabalhou em jornais diários como repórter, editor e blogueiro, além de ter experiência como freelancer em veículos de circulação nacional. “LGBT como pauta do jornalismo: visibilidades e limitações” reúne seu trabalho de pesquisa feito durante o mestrado.

Confira a programação completa do I Encontro Regional dos Jornalistas do Cariri:

20/10 – Sábado

8h30 – Painel “Desafios e perspectivas do fazer jornalístico no Cariri”

• Renato Cassimiro – Professor aposentado da UFCE
  • Demontieux Fernandes – Jornal Folha da Manhã
  • Humberto Cabral – Memorialista
  • Ana Maria dos Santos Lima, Erivaldo Menezes Vieira e Francisco Pereira da Silva Júnior – Concludentes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Mediação: Samira de Castro – presidente do Sindjorce e 2ª Tesoureira da FENAJ

11h – Painel “Jornalismo identitário”

• Eder Luis Santana – Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Mediação: Rafael Mesquita – Secretário-geral do Sindjorce e diretor de Educação da FENAJ

12h – Almoço