Matou a Pau…ta homenageia o repórter fotográfico Tuno Vieira

Arte Camisa PautaA agremiação etílico-cultural-carnavalesca Matou a Pau…ta convoca os foliões para homenagear o jornalista Antônio Carlos Vieira de Souza (Tuno Vieira), aclamado editor do bloco de pré-carnaval dos jornalistas, em sua 11ª edição. Folião assíduo do Matou a Pau…ta, Tuno vai comandar a festa nos sábados 23 e 30 de janeiro, com concentração a partir das 17h30, na Praça Murilo Borges (antiga pracinha do BNB), no Centro.

Classificado no Edital do Ciclo Carnavalesco 2016 da Prefeitura de Fortaleza, o Matou a Pau…ta reúne jornalistas, radialistas, publicitários, gráficos, familiares e simpatizantes, desde 2005. O bloco dos bonecos gigantes, como é conhecido do público que brinca o pré-Carnaval no Centro da cidade, caracteriza-se pela homenagem aos profissionais do Jornalismo, escolhidos “editores” da agremiação a cada ano.

Já foram homenageados Ronaldo Salgado, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) (2007), Ivonilo Praciano, de O Povo (2008), Samira de Castro, do Diário do Nordeste (2009), Mauro Costa, diretor da AD2M (2010), Carla Soraya, da TV Assembleia (2011), Sérgio de Sousa (Assessoria da UFC) (2012). Em 2013, os foliões mais assíduos foram homenageados. Em 2014, o bloco teve como editor o jornalista e folclorista Paulo Tadeu, fundador de vários maracatus. Em 2015, o Matou a Pau…ta reverenciou o jornalista Francisco Félix, presidente da Crônica Carnavalesca de Fortaleza.

Perfil do homenageado

Tuno Vieira iniciou a carreira como repórter fotográfico em 1977, no jornal O Povo. Em 1981, participou da fundação do Diário do Nordeste, ficando no jornal por quatro anos. Em 1980, retornou ao periódico do Grupo Edson Queiroz, onde atuou como repórter fotográfico por quase 30 anos, até se aposentar recentemente. Servidor público desde 1980, trabalhou por anos na Casa Civil e, atualmente, está na equipe de comunicação da Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará. Tuno é vencedor de quatro prêmios Luciano Carneiro, da ACI, e dois da Prefeitura de Fortaleza.

O diretor de Ação Sindical do Sindjorce, Evilázio Bezerra, comemora a aclamação de Tuno Vieira como editor. “É a primeira vez que o bloco homenageia um jornalista de imagem”, diz. Ele acrescenta que Tuno Viera é uma unanimidade entre a categoria, conhecido não só pelo profissionalismo, como pelo carisma entre os colegas de profissão. “Além disso, Tuno não perde uma folia”, completa.

Patrocínio e valor das camisas

Ainda sem patrocínio, o Matou a Pau…ta tem na venda de camisas uma fonte de manutenção do bloco, que é animado pela tradicional banda de metais Boca Folia e pelo cortejo de bonecos gigantes, da Praça Murilo Borges até a Praça do Ferreira. “O recurso do edital é uma ajuda importante, mas não cobre todas as despesas dos desfiles”, comenta a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

As camisas do bloco estarão à venda na concentração, no valor de R$ 25,00, com direito a três latinhas de cerveja. “Nosso objetivo é aglutinar a categoria e proporcionar um pré-Carnaval animado, entre amigos, valorizando o Centro da cidade”, completa o secretário-geral, Rafael Mesquita.