Mídia Impressa: Jornalistas aceitam proposta financeira, mas reivindicam novas cláusulas

Os jornalistas cearenses voltaram a se mobilizar em torno da Campanha Salarial de Mídia Impressa, na última quarta-feira, dia 25 de outubro. As redações dos jornais Diário do Nordeste e O Povo aprovaram a contraproposta patronal de reajuste de 5%, para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016/2017, e de INPC (1,73%) + 1% de ganho real para a CCT de 2017/2018.

No entanto, os trabalhadores solicitaram que a comissão de negociação do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) apresentasse aos patrões uma proposta de redução do parcelamento do pagamento dos retroativos (que foi proposta pelas empresas em cinco parcelas sucessivas). Além disso, a categoria aprovou o pleito de inclusão de novas cláusulas na CCT, garantindo segurança jurídica tanto para empregados quanto para os empregadores ante a implantação da reforma trabalhista.

A presidente do Sindjorce, Samira de Castro, e o secretário-geral, Rafael Mesquita, se reuniram no mesmo dia com o presidente do Sindjornais, Victor Chidid, que ficou de apresentar os pleitos aos representantes das empresas e dar retorno o mais breve possível. “Conversamos de maneira tranquila, expondo os pontos que achamos prioritários de serem incorporados às convenções coletivas de mídia impressa e aguardamos o bom senso dos empresários”, afirma Samira de Castro.

Tão logo o Sindjornais se pronuncie, a categoria será convocada para deliberar sobre as duas campanhas salariais. “Os processos de consulta à base têm se fortalecido, com a sistemática de votações por local de trabalho, garantindo a participação de mais jornalistas nas decisões verdadeiramente coletivas”, reforça Rafael Mesquita.