Mídia Impressa: Patrões não comparecem à mediação na SRTE

Apenas a comissão de negociação laboral compareceu à mediação na SRTE

Representantes dos jornais e revistas não compareceram à negociação que aconteceria nesta segunda-feira, 25 de setembro, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT/CE, para tratar da Campanha Salarial dos Jornalistas de Mídia Impressa. Mais uma vez, os veículos de comunicação desrespeitam o processo de negociação coletiva. Os patrões serão informados pelo órgão do Ministério do Trabalho de um novo encontro marcado para quarta-feira, dia 04/10, às 9h30.

A categoria reivindica um reajuste de 12%, escalonado em três vezes (4%), para fechamento das duas campanhas salariais. O Sindjornais foi oficialmente comunicado no dia 2 de agosto. Até o momento, não houve resposta formal do patronato, apenas um contato de sua assessoria informando que estavam mantidos os 4% para  campanha passada, cuja inflação foi 9,32%, e o INPC para a campanha atual, que fechou em 1,28%.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o reajuste proposto pelos jornais O Povo, Diário do Nordeste e O Estado que representa uma perda salarial de R$ 112,16 no piso salarial do segmento de mídia impressa, hoje em R$ 1.995,71. Além disso, os 4% são, nominalmente, R$ 79,82 no piso, ou seja, R$ 2,66 por dia.

Segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), os jornalistas cearenses têm o terceiro pior rendimento médio do país. Situação que pode ser agravada, caso as empresas insistam em tentar impor arrocho salarial à categoria e não haja reação dos profissionais.