Morte de PMs: Sindjorce e FENAJ repudiam cerceamento ao exercício profissional de jornalistas

É com indignação e preocupação que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) receberam relatos de violência e impedimento ao livre exercício profissional de jornalistas que atuaram na cobertura do assassinato de três policiais militares (PMs). O crime ocorreu na tarde da última quinta-feira (23/08), no Bairro Vila Manuel Sátiro.

Ao mesmo tempo em que se solidarizam às famílias das vítimas, as entidades repudiam o tratamento dispensado às equipes de Jornalismo durante a cobertura do triste acontecimento. O Sindjorce e a FENAJ solicitaram, via ofício, explicações à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), bem como ao gabinete do Governador, sobre a abordagem dispensada a repórteres, repórteres fotográficos e cinematográficos de veículos impressos e emissoras de televisão.

A equipe do Jornal Diário do Nordeste informou que “no local das execuções, a angústia dos policiais que lá trabalhavam se transfigurou, por diversas vezes, em ações que desrespeitavam o trabalho da imprensa. Tentativas de retirar a reportagem do local sob escolta forçada, empurrões em fotógrafos e cinegrafistas e coação contra repórter, com a obrigação de apagar conteúdo registrado, foram algumas das ações presenciadas por esta Reportagem”.

Outro relato que chegou ao Sindjorce, nessa mesma situação, foi a intimidação de um jornalista do Jornal O Povo, também por policiais, obrigado a apagar os registros feitos no local. Já a equipe da TV jangadeiro “empurrada e chutada”.

Se é bárbaro o crime de execução dos trabalhadores que promovem a segurança pública, a violência contra os profissionais do Jornalismo se configura em atentado à própria democracia e à Constituição brasileira. O Sindjorce e a FENAJ reiteram a necessidade de pactuação de um Protocolo de Segurança entre empresas de Comunicação, o Sindicato e as forças policiais do Estado, a fim de garantir aos operários da notícia as prerrogativas da atividade profissional.

Fortaleza, 27 de agosto de 2018

Sindjorce – 65 anos em defesa do Jornalismo e dos Jornalistas do Ceará