Movimentos vão às ruas no 1º de maio em defesa dos trabalhadores e da democracia

Card_1_Maio2Em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora, a CUT Ceará, a CTB Ceará, a Frente Brasil Popular e o movimento Ceará Contra o Golpe, além de outras entidades que compõem a luta democrática, convocam a população cearense para participar da atividade estadual do Dia do Trabalhador. O evento terá concentração às 8 horas deste domingo, 1º de maio, na Areninha Pirambu – antigo Kartódromo.

Os manifestantes saem em caminhada pela Avenida Presidente Castelo Branco (Leste Oeste), em direção ao CUCA da Barra do Ceará. Ao chegar ao equipamento público, artistas, grupos e movimentos sociais locais farão apresentações, com uma rica e diversificada sequência de atividades culturais e políticas.

Além de reafirmar a posição da classe trabalhadora contra a ruptura democrática no país, a mobilização de rua leva para o povo da periferia de Fortaleza a denúncia de que o maior golpe ainda estar por vir e é contra os direitos do povo trabalhador do País. A tentativa de derrubar a presidenta Dilma Rousseff tem por trás o objetivo de aplicar retrocessos sociais e trabalhistas. É o que está proposto no Programa de Michel Temer, chamado de “Ponte para o Futuro”, que só olha, em verdade, para o passado.

Para os organizadores, é necessário conhecer e combater as propostas conservadoras do eventual governo, que pode se concretizar através de uma violação das regras constitucionais.

Entre as propostas de Temer, estão: a revisão de direitos expostos na Constituição de 1988; orçamento zero, com a desvinculação das receitas de saúde, educação e transferência de renda; a redução de benefícios previdenciários; a privatização das estatais e entrega do petróleo para empresas internacionais; a terceirização sem limites; a destruição de normas da CLT, com a prevalência do negociado sobre o legislado; o término da política de reajustes reais anuais do salário mínimo e da vinculação do piso dos benefícios da previdência; a reforma da previdência pela via do aumento da idade mínima para se aposentar; a reforma tributária regressiva em benefício dos muito ricos; um ajuste fiscal restritivo para fazer superávits primários; a manutenção da política monetária de juros altos; e o realinhamento com EUA e o neoliberalismo, que tanto sufocou o país e provocou desigualdades.

O golpe é contra você

“O golpe é contra todos nós, trabalhadores e trabalhadoras, que têm que se somar à luta dos movimentos organizados. O que está em jogo são os nossos direitos, Não podemos ficar reféns do que se publica na grande mídia. As ruas são o nosso lugar e é para lá que iremos no próximo domingo, para um 1º de Maio histórico, a exemplo do que realizamos no ano passado”, avisa Wil Pereira, membro da Frente Brasil Popular e presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE).

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-Ceará), Luciano Simplício, que também integra a Frente Brasil Popular, concorda. Para ele, a luta contra o golpe é “vital” para a classe trabalhadora. “Há uma manifestação radicalizada da luta de classes e precisamos estar conscientes disso”, acrescenta.

Serviço:

1º de maio em defesa dos direitos dos trabalhadores e da Democracia

Concentração às 8 horas, na Areninha do Pirambu (antigo Kartódromo)

Caminhada pela Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) até o CUCA da Barra do Ceará


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA