MST promove unidade das forças em ato político no Ceará

O MST realizou, em Fortaleza, ato político em defesa da Reforma Agrária, dos direitos sociais e da democracia que reuniu diversas organizações, representantes de um amplo espectro das forças progressistas no país. O  evento ocorreu na noite desta quarta-feira (25), terceiro dia do Encontro da Coordenação Nacional do MST, que se realiza na Capital cearense até sexta-feira (27).

Durante o ato, estiveram presentes integrantes de partidos políticos, entidades estudantis, organizações de juventude e de mulheres, centrais sindicais e movimentos populares. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) foi representada pela 2ª Tesoureira, Samira de Castro, que também é presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), e pelo diretor do Departamento de Educação, Rafael Mesquita, coordenador do Comitê Cearense do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Luta e resistência

Durante as falas, foi ressaltada a necessidade de mobilização da classe trabalhadora e de articulação entre suas entidades representativas durante 2017. Cerca de 400 delegados e delegadas, vindos de todas as regiões do país, participam das atividades, focadas no debate da atual conjuntura política no Brasil.

As falas ressaltaram o papel que os sem terra devem assumir no contexto político após o golpe de 2016. A gravidade da situação política no país, que se concretiza em ataques a conquistas e direitos históricos dos trabalhadores foi mencionada em todas as intervenções.

Eleições gerais diretas

Representando o MST, João Pedro Stedile – integrante da direção nacional do movimento – apresentou as linhas gerais da atuação política da organização em 2017. “Nós estamos aqui em Fortaleza e aproveitamos o ensejo de nosso encontro, com a presença de 400 delegados, para fazer um ato com as forças democráticas”, disse.

“Nosso foco principal será derrotar o governo ilegítimo de Temer. Todos sabemos que a forma de barrar esse processo é organizar o povo e fazer luta de massa. Esperamos que em 2017 haja grandes mobilizações. O MST, com a Frente Brasil Popular, realizará uma grande marcha a Brasília exigindo [eleições] diretas já”, finalizou.

Com informações do MST

Fotos: José Wilson