Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará

"Desativada a associação de 1944, porque sem continuidade, mas nem por isso menos relevante no processo de criação do nosso Sindicato, eis que e 1951 ressurge o projeto de fundação de uma entidade essencialmente classista e é esta, sem dúvida, que vai gerar o Sindicato dos jornalistas Profissionais no Ceará.

A 9 de abril de 1951 foi criada a Associação Profissional dos Jornalistas do Ceará. Vinculada à realidade social, a entidade nasceu com propósitos de engajar-se nas lutas que se tratavam na época.

Direito de informar, acesso às fontes de informação, liberdade de imprensa são bandeiras levantadas no mundo inteiro. Salário profissional, condições dignas de trabalho, regulamentação da profissão, jornada de trabalho definida, são reivindicações que custaram anos de lutas, de canseiras e de sacrifícios de inúmeros companheiros. Busca de solução para os problemas que afligem a vida nacional foi outra frente aberta pelos profissionais da imprensa.

Com esses propósitos, não apenas com intenções assistenciais, mas reivindicatórias, é criada em 1951 a Associação Profissional dos Jornalistas do Ceará. E já era tempo que isso acontecesse, porque os jornalistas, vítimas de arbitrariedades do Governo, careciam de uma entidade de classe.

No Ceará, como noutros Estados, as violências oficiais caíam sobre os profissionais da imprensa. Se bem que a ACI tomasse a si a defesa dos jornalistas atingidos pela prepotência e pela arbitrariedade, a falta de uma entidade classista era flagrante.

A associação Profissional dos Jornalistas do Ceará, criada em 1951, teve como primeiro presidente Paulo Bonavides".

Fonte: Biografia de um sindicato , de Adísia Sá

imprimir imprimir    enviar por email enviar por email