Sindjorce -Sindicato dos Jornalistas no Ceará

Pesquisar conteúdo no site

Menu Principal

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará

"Desativada a associação de 1944, porque sem continuidade, mas nem por isso menos relevante no processo de criação do nosso Sindicato, eis que e 1951 ressurge o projeto de fundação de uma entidade essencialmente classista e é esta, sem dúvida, que vai gerar o Sindicato dos jornalistas Profissionais no Ceará.

A 9 de abril de 1951 foi criada a Associação Profissional dos Jornalistas do Ceará. Vinculada à realidade social, a entidade nasceu com propósitos de engajar-se nas lutas que se tratavam na época.

Direito de informar, acesso às fontes de informação, liberdade de imprensa são bandeiras levantadas no mundo inteiro. Salário profissional, condições dignas de trabalho, regulamentação da profissão, jornada de trabalho definida, são reivindicações que custaram anos de lutas, de canseiras e de sacrifícios de inúmeros companheiros. Busca de solução para os problemas que afligem a vida nacional foi outra frente aberta pelos profissionais da imprensa.

Com esses propósitos, não apenas com intenções assistenciais, mas reivindicatórias, é criada em 1951 a Associação Profissional dos Jornalistas do Ceará. E já era tempo que isso acontecesse, porque os jornalistas, vítimas de arbitrariedades do Governo, careciam de uma entidade de classe.

No Ceará, como noutros Estados, as violências oficiais caíam sobre os profissionais da imprensa. Se bem que a ACI tomasse a si a defesa dos jornalistas atingidos pela prepotência e pela arbitrariedade, a falta de uma entidade classista era flagrante.

A associação Profissional dos Jornalistas do Ceará, criada em 1951, teve como primeiro presidente Paulo Bonavides".

Fonte: Biografia de um sindicato , de Adísia Sá

imprimir imprimir    enviar por email enviar por email

Para enviar o texto preencha os campos abaixo e clique em enviar:

Boletim Informativo

Receba nossas
novidades no seu email.

Nosso Endereço

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará

Rua Joaquim Sá, 545 - Dionísio Torres
Fortaleza/Ceará - CEP: 60.130-050
Fone/Fax: (85) 3272.2966/3247.1094/8644-4042

secretaria@sindjorce.org.br

As notícias deste site são veiculadas através de um canal rss!

Saiba o que é rss

RSS - O que é isso?

Desenvolvido por:

Oktiva - A melhor escolha para seu site!

O que é RSS?

A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscrever em sites que fornecem "feeds" (fontes) RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.