OBORÉ e CICV abrem inscrições para 19º Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada

Estão abertas até o dia 18 de outubro as inscrições para o 19º Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD. A atividade conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji.

Os estudantes selecionados participarão de palestras / entrevistas coletivas entre os dias 7 de novembro e 12 de dezembro, sempre aos sábados, com coordenação pedagógica do jornalista Aldo Quiroga. Neste ano, o curso oferece 50 vagas exclusivamente a estudantes universitários da graduação na área Comunicação Social. Todos os encontros serão desenvolvidos em formato remoto.

A atividade reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar de normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em mais de 80 países. Neste ano, os conferencistas serão o chefe-adjunto da Delegação Regional do CICV, Alexandre Formisano, o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares e o responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV, Paulo Roberto Oliveira. Também haverá um encontro sobre a cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e violência armada com o jornalista Mário Cajé, da GloboNews.

Programação

7 de novembro | Palestra de abertura e entrevista coletiva
O trabalho do CICV no Brasil e no mundo e suas principais preocupações humanitárias em 2020

Alexandre Formisano, chefe adjunto da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai14 de novembro | Palestra e entrevista coletiva
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, representante do CICV para a Argentina e Assessor Jurídico da Delegação Regional

21 de novembro | Palestra e entrevista coletiva
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
Paulo Roberto Oliveira, chefe do escritório do CICV no Rio de Janeiro e responsável técnico do Programa com as Forças Policiais e de Segurança do CICV

28 de novembro | Palestras e entrevistas coletivas
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência. Convidado: Mário Cajé (GloboNews).

3 de dezembro | Práticas laboratoriais em grupos

Cerimônia de entrega do 4º Prêmio CICV de Jornalismo 2020

12 de dezembro | Encerramento
Encontro de avaliação e entrega de certificado

SAIBA MAIS:

Sobre o CICV

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma organização imparcial, neutra e independente, cuja missão exclusivamente humanitária é proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados e outras situações de violência, assim como prestar-lhes assistência. O CICV também se esforça para evitar o sofrimento por meio da promoção e fortalecimento do direito e dos princípios humanitários universais.

Fundado em 1863, o CICV deu origem às Convenções de Genebra e ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Dirige e coordena as atividades internacionais que o Movimento conduz em conflitos armados e outras situações de violência.

No Brasil, a Delegação Regional trabalha para reduzir as consequências humanitárias da violência armada na população das cidades, restabelece o contato entre familiares de migrantes e apoia respostas ao sofrimento dos familiares de pessoas desaparecidas.

Sobre a OBORÉ

Inspirada na experiência das cooperativas de trabalho, a OBORÉ nasce em 1978 como forma de reunir jornalistas, cartunistas, fotógrafos, ilustradores, publicitários e administradores que atuavam militantemente na imprensa universitária e alternativa para assessorar os movimentos sociais e sindical de trabalhadores na montagem de suas estruturas de comunicação.

Nos anos 1990, passa a atuar com produções radiofônicas aplicando o conceito de rádio cidadã a emissoras dispostas a abrir parte de sua programação à causa pública, independentemente de seu tamanho ou expressão. Propõe-se também a acompanhar a política de radiodifusão comunitária que ora se instalava no Brasil e a formar comunicadores comunitários por meio de oficinas de jornalismo amador.

Atualmente, desenvolve atividades educativas como o Projeto Repórter do Futuro – cursos de complementação universitária para estudantes e recém-formados em Jornalismo, consultorias de análise e planejamento de comunicação e gestão de projetos que dialogam com temas como Saúde, Educação, Cultura, Artes e Direitos Humanos.

Projeto Repórter do Futuro

Foi criado pela OBORÉ, em 1994, para oferecer alternativas de autodesenvolvimento a estudantes universitários da graduação que querem aprofundar o conhecimento e a prática da reportagem – a alma do jornalismo.

Desde então, dedica-se a conceber e organizar atividades de complementação universitária como cursos temáticos modulados, viagens de estudos e reportagens, ciclos de cinema, rodas de conversa com profissionais consagrados, entrevistas exclusivas e redações-laboratório.

Nesses 25 anos, desenvolveu metodologia própria de prática reflexiva nos seus diversos cursos modulados, adotando como pilar didático o que hoje é denominado Sala de Aula Invertida: pesquisa prévia sobre o tema e o palestrante, Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas, produção textual e acompanhamento individual feito por professores e profissionais que integram sua Coordenação Pedagógica. Ao final, coloca-se sempre o desafio para que essa produção jornalística – seja impressa, audiovisual, multimídia ou transmídia – consiga veiculação nos meios de comunicação que constituem o chamado mercado de trabalho.

A iniciativa, que já mobilizou mais de 1.200 estudantes e jovens jornalistas, conta com o apoio das coordenações dos principais cursos de jornalismo de São Paulo, organizações expressivas da sociedade civil, profissionais de ponta do jornalismo e a participação de lideranças comunitárias, gestores públicos, especialistas, autoridades e personalidades do mundo político, acadêmico e cultural.

Calendário

Inscrições online: 28 de setembro a 18 de outubro de 2020
Divulgação dos selecionados: 28 de outubro
Matrículas: 29 de outubro a 2 de novembro
Curso: 7 de novembro a 12 de dezembro (aos sábados)

Atividades em formato remoto
Investimento: R$ 300,00

Promoção: Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV | OBORÉ Projetos Especiais | Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD
Apoio: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

OBORÉ Projetos Especiais
11. 99320.0068 www.obore.com

Comitê Internacional da Cruz Vermelha – CICV

61. 98186.2602 www.icrc.org/pt

REDES SOCIAIS

/CICV

/oboreprojetos/

@reporterfuturo

@CICV_br

@_obore


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA