Parceria do Sindjorce com o Sebrae CE viabiliza Bootcamp de Inovação para o Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) é parceiro do Sebrae Ceará na realização do “Bootcamp de Inovação para o Jornalismo”. Serão três dias de atividades de capacitação intensa, que abordam desde a criação até a execução de uma ideia inovadora para a comunicação e o jornalismo, utilizando as principais técnicas de planejamento e execução de projetos empreendedores de inovação. A capacitação acontecerá de 25 a 27 de outubro, sendo os dois primeiros dias no Sebraelab (Avenida Monsenhor Tabosa, 777), e o último, no auditório do Sindjorce (Rua Joaquim Sá, 545).

“Este é um evento especial para jornalistas mobilizados pelo Sindicato para a criação da primeira cooperativa de profissionais no Estado. Nossa categoria aprovou deliberação no Congresso Estadual Extraordinário de 2017 de que o Sindicato deve fomentar a criação da cooperativa como forma de organização produtiva da classe. Essa deliberação foi reforçada no Congresso de 2018 e, desde então, os jornalistas vêm se reunindo para viabilizar esse projeto que pretende não só gerar renda, mas ser modelo de produção do jornalismo que a sociedade cearense precisa”, afirma o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita.

O Bootcamp é aberto a todos os interessados, mesmo que não tenham participado de reunião sobre a cooperativa. A inscrição custa R$ 33,00 (mais R$ 3,30 de taxa) e pode ser feita AQUI

Parceiro de primeira hora da iniciativa, o Sebrae Ceará disponibilizará outras formações para a categoria, na sequência do bootcamp. “O Sebraelab é um ambiente de estímulo à criatividade e à inovação, apoiado por metodologias flexíveis de aprendizagem, capazes de gerar conhecimento e induzir conexões para a criação e fortalecimento de novos modelos de negócios. É o espaço de inovação do Sebrae Ceará”, explica Glauber Uchoa, técnico do Sebrae e responsável pelo ambiente.

Confira a programação do Bootcamp de Inovação para o Jornalismo:

Módulo 1 – Dia 25/10 (manhã)

O Módulo 1 tem o objetivo de mostrar aos participantes que o empreendedorismo é uma atitude, é algo que pode ser aprendido e transformado em um estilo de vida. Esse é o primeiro passo para empreender. Essa etapa será desenvolvida com foco nos conceitos de:

Modelo Mental – Configuração da mente, ou como a mente está “programada”.

Effectuation – Modelo desenvolvido pela indiana Saras Sarasvathy para nos ensinar a começarmos nossos projetos com os recursos que temos disponíveis no momento.

Mentoria – Na mentoria, um empreendedor mais experiente provoca, questiona, contribui com novas visões e compartilhar informações sobre o mercado para evitar que empreendedores menos experientes cometam os mesmos erros cometidos por eles no passado.

Módulo 2 – Dia 25/10 (tarde)

No módulo 2 os participantes aprenderão como enxergar o mundo onde vivem seus clientes sob uma perspectiva diferente. Alguns conceitos, exemplos e ferramentas irão ajudá-los a entenderem o ponto de vista do seu público e os meios para aplicar esses conhecimentos no mercado.

Esses conceitos serão:

Segmentação de Clientes – Consiste em identificar grupos de clientes com perfis e demandas semelhantes e alinhadas à proposta de valor do negócio.

Mercado – Os participantes aprenderão a identificar fatos e a interpretarem as pistas do mercado a fim de aplicá-las nas estratégias de seu negócio.

Módulo 3 – Dia 26/10 (manhã)

O terceiro módulo mostrará que identificar problemas é o primeiro passo para desenvolver bons produtos e serviços. Os participantes irão explorar o mundo dos clientes e saberem o que os preocupa, o que esperam do seu negócio e as tarefas que precisam realizar. E o mais importante: aprenderão a testar e a validar ideias. Os conceitos desenvolvidos ao longo do módulo serão:

Proposta de Valor – Consiste na elaboração de propostas que atendam às dores e necessidades de ganho do cliente, com tarefas (“jobs to be done”) que os ajudem a resolver seus problemas.

Validação com Clientes – Mostrar aos participantes que invés de perderem tempo com extensos planejamentos, o empreendedor deve aceitar que tudo que ele possui são ideias não testadas. É preciso sair do prédio e falar com os clientes para validar essas ideias.

Módulo 4 – Dia 26/10 (tarde)

O módulo 4 mostrará aos participantes que toda ideia deve ser transformada em algo concreto. Uma forma rápida e econômica de obter feedback e aprender com os clientes é convertendo produtos, serviços e negócios em protótipos. O principal conceito trabalhado nessa etapa será o de Prototipagem. Um protótipo é uma amostra da ideia ou do produto para ser testado. O objetivo é gerar aprendizado, ajudá-lo a criar soluções alternativas e aprimorar a ideia.

Módulo 5 – Dia 27/10 (manhã)

Esse módulo fornecerá para os participantes conhecimentos para que potencializem o uso dos canais de comunicação e vendas para fazer com que os clientes saibam que seu produto existe, ou para que eles o considerem uma opção melhor do que o que já estão usando.

Vendas – O advento da tecnologia no mundo de hoje fez com que as pessoas estivessem mais atentas quando se trata de vendas. Elas pesquisam e se informam sobre os produtos que precisam comprar e sabem identificar quando um vendedor é desonesto. O conceito de

vendas será trabalhado sob uma perspectiva diferente. Os participantes aprenderão que mais que trocar dinheiro por produtos ou serviços, vender envolve persuadir, convencer e influenciar o outro. E não se restringe ao comércio, podemos vender ideias, planos e projetos.

Custos e Receitas – Para que um projeto se transforme em um negócio lucrativo é preciso mais que paixão. Identificar as receitas e os custos é que dará sentido financeiro ao seu modelo de negócios. O desafio lançado aos participantes é equilibrar os custos e fazer com que as vendas gerem receita suficiente para manter a empresa em funcionamento.

Módulo 6 – Dia 27/10 (tarde)

Anteriormente, os participantes aprenderam que não é preciso ter um projeto acabado e que podemos resolver problemas em ciclos curtos, assumindo riscos aceitáveis. Para aumentar as chances de sucesso, é necessário um plano que evolua a ideia inicial para uma ideia que conquiste o mercado. Nesse módulo aprenderão a traçar os elementos de seu negócio de uma forma mais clara e estratégica.

Lean Canvas – O Lean Canvas é uma ferramenta útil para empreendedores, pois permite planejar um negócio de forma simples e rápida, levantando em uma folha de papel os pontos-chave para para que um projeto decole, eliminando o desperdício de tempo e dinheiro. A proposta do Lean Canvas é ajudar a organizar ideias, potencializar o aprendizado e aproveitar melhor seus recursos.

Métricas chaves do negócio – São indicadores de desempenho do negócio. Fazê-las funcionarem em harmonia é o que irá garantir a sustentabilidade do negócio.

Vantagem Competitiva – Trata-se de uma vantagem única, algo que não pode ser facilmente copiado ou comprado pelos concorrentes.

Pitch – Pitch é uma técnica de apresentação rápida que varia de 30 segundos a 20 minutos com o objetivo de mostrar um modelo de negócio que atraia a atenção para um determinado projeto ou produto. É a hora de “vender” a ideia.