Plenária da UBM Ceará aprova apoio à luta pela democratização da Comunicação

A batalha pela democratização da comunicação no país ganhou uma nova aliada: a União Brasileira de Mulheres no Ceará (UBM) que aprovou, na sua plenária estadual, realizada nos dias 21 e 22 de julho, resoluções de apoio à democratização da mídia, como a realização da II Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), a criação dos Conselhos de Comunicação Social nos estados e municípios, a defesa do Conselho Federal de Jornalistas e uma moção de repúdio aos programas policialescos. As propostas serão levadas ao 10º Congresso Nacional da entidade, a agendado para o primeiro fim de semana de agosto, em Salvador/BA.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, participou do ato de abertura da plenária estadual, na noite de sexta-feira (21/07), no auditório da Adufc. O ato em defesa da democracia contou com a participação da Coordenadora Estadual da UBM, Francileuda Soares; da vereadora de Fortaleza Eliana Gomes; da deputada estadual Augusta Brito e de lideranças do Partido Comunista no Estado e da juventude ligada ao PCdoB/CE. Em sua fala, a dirigente sindical destacou a necessidade de regulamentação do Capítulo V da Constituição de 1988, que trata da Comunicação Social, e evidenciou os interesses da mídia empresarial no golpe em curso no país. “Foi um golpe machista, misógino, contra os direitos de negros e negras, LGBTs, mulheres, jovens e contra a classe trabalhadora”, frisou.

Samira de Castro também foi facilitadora no grupo de discussões Mulheres Negras/ Mulher e Mídia, na manhã do sábado (22/07), quando foram debatidos os eixos da tese guia do Congresso Nacional da UBM. A apresentação das propostas do grupo coube às jovens Andreza (10 anos) e Charliane (14 anos), futuras lideranças feministas. As meninas fizeram questão de debater o tema e propor soluções para a temática, evidenciando o poder de mobilização que aprenderam com suas mães, presentes ao evento.

A plenária elegeu a nova Coordenação estadual da UBM e a delegação que representará o Ceará no Congresso Nacional, que contará co 20 delegadas.

Sobre a UBM

Fundada em 1988, a União Brasileira de Mulheres é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que luta pelos direitos e emancipação das mulheres, visando à construção de um mundo de igualdade, combate a violência de gênero, saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos, educação não discriminatória. Luta por democracia, soberania nacional, pelos direitos sociais, pela paz e por uma nova sociedade livre de toda opressão e exploração.