Presidenta da FENAJ falará sobre “Jornalismo Regional” no Encontro de Jornalistas do Cariri

A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga, é a grande convidada da conferência de abertura do I Encontro Regional dos Jornalistas do Cariri, que acontecerá no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O tema da palestra que acontece na noite da próxima sexta-feira, 19 de outubro, é: “Jornalismo Regional: Demanda Social e Desafio Profissional”. Maria José Braga falará sobre a necessidade de desenvolvimento do jornalismo regional e realizará o debate sobre a crise de credibilidade no jornalismo tradicional, que está diretamente ligada à disseminação de notícias fraudulentas pelas redes sociais.

A atividade é uma realização do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio institucional das prefeituras de Crato e Juazeiro do Norte. Também apoiam o evento a Universidade Regional do Cariri (Urca), o Geopark Araripe e a São Geraldo.

Mudanças tecnológicas e jornalismo de proximidade

Ao longo dos últimos três anos, a mídia tem vivenciado um crescimento na quantidade de novas experiências em jornalismo, sobretudo de sites, e a ampliação do uso das mídias sociais pela imprensa. Tudo isso tem influência no profissional, logicamente, o que permite falar de uma nova geração de jornalistas, que, ao mesmo tempo, precisa preservar a deontologia e a ética profissional, acumula um perfil diferente, com cultura e necessidades próprias.

“Muitos afirmam que esta nova era do jornalismo será marcada pela novidade enquanto normalidade. O raio de ação do profissional se ampliou e se redesenha a cada minuto, fruto da inovação tecnológica, mas também das transformações sociais, prova do dinamismo que assumiu o controle da vida contemporânea”, afirma o secretário-geral do Sindjorce e diretor de Educação da FENAJ, Rafael Mesquita.

Para o jornalista e dirigente sindical, as mudanças tecnológicas e a migração para o digital apresentaram desafios significativos para os modelos que permitem a produção do jornalismo de qualidade. Mas essas mudanças também apresentaram novas oportunidades para fortalecê-lo: o surgimento de novas reportagens, a maior oferta de dados e mais contexto nas matérias e a criação de experiências narrativas mais envolventes. “Ao mesmo tempo, não é só levar o jornalismo para o digital. Tal expectativa demanda organização, não só de equipamentos, mas de linguagens e de tecnologias sociais”, frisa Rafael.

Outra demanda é a de desenvolvimento de coberturas hiperlocais, que produzam engajamento nas comunidades, comenta a presidente do Sindjorce e 2ª Tesoureira da FENAJ, Samira de Castro. “Com população de 2,42 milhões de pessoas, Fortaleza registrou apenas 0,87 veículo noticioso (jornal e site) por 100 mil habitantes, ficando com a pior situação pesquisada entre as 27 capitais do país. Já no Ceará, a situação é ainda mais grave: há somente entre 0,5 e 0,6 por 100 mil habitantes”, explica.

Os dados citados pela dirigente sindical constam no estudo o “Atlas da Notícia”, levantamento inédito, com base em jornalismo de dados, que identificou, que 70 milhões de brasileiros vivem no que foi classificado como “desertos de notícias”. “Ou seja, o Ceará vive um desertos de notícias, ao mesmo tempo em que possui oito universidades com cursos superiores de Jornalismo”, pontua Samira de Castro.

A ausência da imprensa em no território leva também a outra conclusão: em cidades pequenas, médias e até gigantes, como Fortaleza, as pessoas carecem de informação local, levando em consideração que só há a chamada hard news (informações do momento de acontecimentos recentes), mas as demandas macrossociais, culturais, educacionais e etc., que são ultra relevantes para o desenvolvimento local e para a afirmação da cidadania, estão esquecidas. “O levantamento reforça a necessidade de ampliação do desenvolvimento do mercado da comunicação, com mais investimentos em veículos impressos, de radiodifusão e online independentes e fora dos grandes centros. Temas que vamos debater nesse evento regionalizado”, acrescenta a presidente do Sindjorce.

Serviço:

I Encontro Regional de Jornalistas do Cariri