Presidente do Sindjorce debate comunicação no 15º Congresso Estadual da UJS-CE

A União da Juventude Socialista no Ceará (UJS-CE) realiza, neste fim de semana (16 e 17 de junho), em Fortaleza, seu 15º Congresso Estadual. Com 34 anos de atuação marcados pelo protagonismo de mobilização e luta, a entidade espera reunir cerca de 500 jovens de várias regiões do estado no Centro de Convivência da UFC para discutir política, resistência ao golpe, segurança pública, direitos de mulheres e LGBTs, comunicação, além de renovar a direção estadual da organização.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, participa da mesa “Arte e Midialivrismo na construção das narrativas na política”, que acontece no sábado, a partir das 14h. A atividade tem como palestrantes o secretário da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva, e o cineasta Rosemberg Caryri. A jornalista vai falar sobre a disputa hegemônica sobre a comunicação e o papel dos movimentos sociais na construção da contra narrativa.

O 15º Congresso Estadual da UJS-CE vem sendo realizado em etapas com núcleos, reuniões nas frentes de atuação e ainda nos Congressos Municipais. “Até o próximo fim de semana, a expectativa é que a gente tenha reunido quase três mil jovens em 25 cidades cearenses”, comemora Germana Amaral, presidenta Estadual da UJS-Ceará.

Germana destaca o caráter de mobilização e colaboração de todos neste processo. “É um momento de grande êxito, diálogo, formação da militância, protagonismo dos jovens, organizativo, construído de forma colaborativa entre outros estados, municípios e núcleos”, enaltece a atual presidenta que deverá ser reconduzida ao cargo para continuar à frente da entidade pelos próximos dois anos.

“Nosso congresso estadual é mais uma etapa de construção da tese ‘Ocupa o Poder”, que deverá ser aprovada no Congresso Nacional da entidade, nos dias 13, 14 e 15 de julho, em São Paulo”, informa.

Ocupa o Poder

Para Germana Amaral, a tese a ser defendida durante o Congresso é muito mais que uma “palavra de ordem. “Pra nós, ‘Ocupa o poder’ tem dois sentidos: o que já praticamos, de resistência em escolas, manifestações de rua, através da mobilização de estudantes e da juventude de participar do enfrentamento ao golpe através da política e não como alguns que defendem que seja com intervenção militar. O outro sentido é de ocupar este espaço para poder transformá-lo. Por isso, a UJS está lançando 20 candidatos a deputados estadual e federal em todo o Brasil. No Ceará, apresento meu nome como pré-candidata para ocupar também o espaço na Assembleia Legislativa e dar voz à juventude cearense”, informa Germana.

Na programação do Congresso, destaque para o ato político de abertura, que será no sábado (16), a partir das 10h, no pátio do Centro de Convivência da UFC. “Convidamos o Prefeito Roberto Cláudio, o Governador Camilo Santana, além de lideranças de várias entidades, representantes dos movimentos sociais, parlamentares, pré-candidatos e todos os que querem discutir política. Deverá ser um momento bastante rico e representativo”, considera.

Ao longo da programação, estão previstas atividades com debates sobre segurança publica, direitos de mulheres e LGBTs, comunicação e cultura, confraternizações e festa.

Com informações do portal Vermelho


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/8/f8/9e/sindjorce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 705

DEIXE UMA RESPOSTA