Primeira edição do Café e Memória de 2019 será nessa quarta (27/02)

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convida os associados, estudantes de Jornalismo e interessados para a primeira edição de 2019 do projeto Café e Memória do Jornalismo Cearense, que acontece no dia 27 de fevereiro, a partir das 16h30, no Espaço Cultural Sindbar (Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres). Na ocasião, representantes da Universidade Sem Fronteiras vêm conversar com os participantes sobre seus cursos e eventos, voltados a diversos tipos de públicos.

O projeto, que tem o apoio da Griff do Bolo, iniciou em 2016, reunindo profissionais da ativa e aposentados em um descontraído bate-papo sobre as trajetórias profissionais e de luta da categoria no Estado. Segundo a presidente do Sindjorce e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, o café oportuniza um resgate das histórias de colegas que colaboraram, direta ou indiretamente, para a criação e o fortalecimento do próprio Sindicato e, sobretudo, para o Jornalismo cearense.

“O Café e Memória do Jornalismo Cearense é o meu xodó, entre as atividades desenvolvidas nessa gestão do Sindjorce. Além de reunir os nomes mais experientes da nossa categoria e várias gerações de profissionais, ele proporciona uma troca de idéias fantástica com o público estudantil que frequenta o SindBar”, afirma Samira de Castro. Já passaram pelo evento nomes como Raimundo Paes de Andrade, Narcélio Limaverde, Hélio Rocha Lima, Vidal Santos, José Carlos Araújo, Paulo Limaverde, Paulo Tadeu, Francisco Félix, Paulo Verlaine, Igino Pereira, Ari Leite, Ian Gomes, Carmina Dias, Iracema Sales, além dos já falecidos Ítalo Lima e Landri Pedrosa.

“Num bate-papo, entre uma xícara de café e um pedaço de bolo, a gente descobre ou relembra fatos das trajetórias individuais de cada jornalista e resgata um pouco da luta coletiva do nosso sindicato. Também gosto muito do reencontro de colegas, sempre emocionado, e de saber que o Sindjorce é esse espaço de acolhida, de afetos, de memória e de saudade”, acrescenta a a presidente.

O café já teve a participação dos alunos do projeto/laboratório Agência Experimental de Notícias da Estácio, Coral do Sindicato dos Bancários do Ceará, Café Santa Clara e outras iniciativas. “Nossa ideia é despretensiosa: reunir as pessoas, reverenciar os mais experientes e proporcionar o intercâmbio geracional, que só contribui para o fortalecimento da nossa categoria profissional”, resume Telma Costa, integrante da Comissão de Ética dos Estado e uma das idealizadoras do projeto.