Primeira edição dos Encontros Universitários Sindjorce acontece nesta sexta (20) na UFCA

Uma tarde dedicada aos estudantes de jornalismo. Essa é a proposta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), que realiza, no dia 20 de outubro, sexta-feira, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a roda de conversa “Identidade Profissional e Desafios do Jornalismo Contemporâneo”, com início às 14h, na sala 87. O evento marca o lançamento do projeto “Encontros Universitário Sindjorce” e tem a parceria do Centro Acadêmico de Jornalismo Xico Sá.

A atividade, que integra a agenda de demandas estabelecida pelo Plano de Lutas dos Jornalistas do Ceará – aprovado no I Congresso Extraordinário da categoria – será facilitada pelo secretário-geral do Sindicato e diretor do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento Profissional da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Rafael Mesquita.

O encontro marca a importância dos estudantes na agenda da organização sindical, colocando em primeiro plano as demandas dos jornalistas em formação, assim como seus anseios e desafios. Devido a isso, como explica Rafael Mesquita, “se constatou a necessidade de criação deste espaço de debate, pois cada vez mais, cresce o número de profissionais formados pelas universidades e eles precisam ter entendimento não só dos direitos da categoria, como dos desafios da profissão. É necessário que formulemos conjuntamente projetos e políticas que contemplem toda essa massa jovem trabalhadora, de forma que ingressem com qualidade no mercado de trabalho”.

Nesta edição, a discussão abordará aspectos legais (legislação da profissão e marco regulatório das comunicações no Brasil) e suas implicações no mercado de trabalho, assim como o perfil dos jornalistas cearenses, os desafios e oportunidades da comunicação contemporânea e a produção de jornalismo na cena regional.

Saiba mais:
Encontros Universitário Sindjorce – Edição Cariri
Tema: “Identidade Profissional e Desafios do Jornalismo Contemporâneo”
Dia 20 de Outubro (Sexta-feira), às 14h
Local: Universidade Federal do Cariri – UFCA (R. Ten. Raimundo Rocha, 1307 – Lagoa Seca, Juazeiro do Norte – CE)