Projetos em Comunicação serão apresentados no encontro final do Curso Abdias Nascimento

O Curso Abdias Nascimento – Comunicação e Igualdade Racial, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), entra na fase de apresentação dos projetos, que será realizada nesta terça-feira, 23 de outubro, às 18h, no auditório da entidade sindical. O programa atua na capacitação de profissionais da comunicação para abordagem da pauta étnico-racial e chega ao seu último encontro.

Os participantes da formação, entre eles jornalistas, radialistas, publicitários, comunicadores populares e estudantes de comunicação, irão apresentar os trabalhos finais, chamados de projetos em comunicação, abordando aspectos tratados durante o curso.

Silvia Maria Vieira, coordenadora pedagógica da iniciativa, explica que, em grupos, os participantes irão executar uma ação em comunicação. O catálogo de produção foi amplo, dado que as iniciativas podiam ser desenvolvidas nas diversas linguagens do campo profissional, contemplando o jornalismo, a publicidade, o rádio, a TV, as relações públicas e a comunicação popular. “Todos os produtos criados precisam ter obrigatoriamente ligação direta com a proposta de uma mídia voltada para a igualdade racial. Como já recebemos os roteiros dos trabalhos, teremos intervenções riquíssimas sendo apresentadas amanhã”, destaca a professora.

Já Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce e idealizador do projeto, afirma que o momento é de consagração. Ele destaca a riqueza que foi o curso, por meio do qual foram debatidos diversos aspectos relacionados à população negra, desde as chamada história e cultura afro-brasileira até a promoção de políticas de combate ao racismo e de igualdade racial, pensando, a partir desses pressupostos no que chama de “mídia pró-ativa”. “Estou muito feliz que, mesmo diante de uma conjuntura tão perversa, consigamos estimular a produção de projetos em comunicação com novos enfoques e novas referências, tendo como tema gerador as questões relacionadas à raça e etnia estabelecidas pelo curso. Oxalá que essas experiências transcendam a nossa inesquecível experiência e se solidifiquem”, enfatiza o jornalista.